PREFEITURA DE TAUBATÉ ANUNCIA INVESTIMENTOS NA SEGURANÇA PÚBLICA

A Prefeitura de Taubaté anuncia na próxima segunda-feira, 1º de julho, um conjunto de medidas para fortalecer a segurança pública do município no segundo semestre de 2024. Proveniente de diversas fontes, o valor dos investimentos pode alcançar cerca de R$ 3,2 milhões.

O “pacote” de medidas será lançado às 14h, na praça do coreto na Vila Rica, onde uma nova base da GCM, em formato container, será instalada e algumas das novas viaturas serão apresentadas à comunidade e autoridades presentes.

Entre os destaques do plano estão a modernização da frota da GCM (Guarda Civil Municipal), a instalação de duas novas bases da corporação em bairros da cidade (uma delas, a Vila Rica), a implementação de câmeras com reconhecimento facial e a aquisição de novas armas e equipamentos para a corporação.

A frota da GCM será significativamente ampliada com a incorporação de 13 novos veículos, incluindo seis Chevrolet Spin, duas Chevrolet S10 LS, uma Mitsubishi L200 Triton, uma Chevrolet TrailBlazer blindada, dois Fiat Cronos, um veículo sedan e sete motocicletas Yamaha XTZ 250 Lander.

Com parte das tratativas ainda em andamento para a aquisição das viaturas, os investimentos na frota contam com recursos próprios da Prefeitura, doações do Ministério da Justiça e da Secretaria de Agronomia do Estado de São Paulo, Programa Nacional de Segurança nas Escolas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e emendas parlamentares federais e estaduais.

NOVAS BASES DA GCM

Para aumentar a agilidade e a presença ostensiva da GCM na comunidade, serão instaladas duas novas bases, uma na praça do coreto na Vila Rica e outra no cruzamento da avenida do Barreiro com a avenida Elzira Tavares de Mattos. As bases, em formato de container, terão capacidade para até quatro agentes, amplo espaço, banheiro e ar-condicionado.

Elas funcionarão 24 horas por dia, atendendo à população para boletins de ocorrência e proporcionando maior segurança para os moradores dessas regiões atendidas.

RECONHECIMENTO FACIAL

O sistema de monitoramento por câmeras da cidade será modernizado com a substituição de 58 câmeras por novas de alta capacidade, com zoom de até 2,5 quilômetros. Atualmente, o município conta com 2.606 câmeras conectadas ao Centro de Gestão Integrada (CGI).

Além disso, o destaque do sistema será a instalação de 20 câmeras de alta tecnologia, equipadas com sistema de reconhecimento facial. Integrado ao CGI, o sistema permitirá uma vigilância mais eficiente e precisa, contribuindo com o trabalho das Polícias Civil e Militar na identificação de foragidos, investigações e combate à criminalidade.

ARMAMENTOS E EQUIPAMENTOS

A segurança dos agentes da GCM e a eficiência do seu trabalho serão aprimoradas com a aquisição de novos equipamentos e armamentos. Entre eles, pistolas Beretta Apx Full Size 9mm, muito utilizadas por corporações policiais em países da Europa, pistolas calibre 380 e 12mm, munições, coletes balísticos e velados, capas modulares e uniformes completos.

Todo o investimento também é proveniente de doações do Ministério da Justiça e Segurança Pública, emendas parlamentares federais e estaduais, além de recursos próprios da Prefeitura.