Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente constitui-se na articulação e integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil, no funcionamento dos mecanismos de instituição, promoção, defesa, controle e disseminação para a efetivação dos direitos humanos da criança e do adolescente.

• Instituição de Direito

Este eixo tem como objetivo acolher, debater, encaminhar e acompanhar propostas de leis que signifiquem avanços na Política da Criança e do Adolescente no Município.

• Defesa do Direito

Este eixo objetiva garantir a proteção legal dos direitos das crianças e dos adolescentes, assegurando concretamente a sua impositividade e exigibilidade.

• Promoção do Direito

Este eixo visa promover o acesso dos mesmos aos diversos e atividades, garantindo seu direito de atendimento e proteção integrais. Tais organizações podem receber encaminhamentos da rede de atendimento municipal.

• Controle da Efetivação do Direito

Este eixo busca acompanhar, propor e fiscalizar as diversas políticas públicas municipais, prioritariamente as que envolvem o segmento infantojuvenil.

• Disseminação do Direito

Este eixo tem como fundamental contribuição, colaborar na construção de uma cultura do cuidado e da cidadania, de respeito aos direitos humanos e, principalmente, que assuma o compromisso de Proteção