PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE TAUBATÉ – PMC

O QUE É O PLANO MUNICIPAL DE CULTURA – PMC?

O Plano Municipal de Cultura (PMC) é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política Municipal de Cultura na perspectiva do Sistema Municipal de Cultura (SMC).

A elaboração do PMC é de responsabilidade da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que, a partir das diretrizes propostas pelas Conferências Municipais de Cultura e de Conferências Livres Territoriais e Setoriais desenvolverá o Projeto de Lei, a ser submetido ao Conselho Municipal de Cultura (CMC) e, posteriormente, encaminhado a Câmara Municipal.

O Plano deverá apresentar:

I - Diagnóstico do desenvolvimento da cultura;

II - Diretrizes e prioridades;

III - Objetivos gerais e específicos;

IV - Estratégias, metas e ações;

V - Prazos de execução;

VI - Resultados e impactos esperados;

VII - Recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis e necessários;

VIII - Mecanismos e fontes de financiamento;

IX - Indicadores de monitoramento e avaliação.

POR QUE DEVEMOS PARTICIPAR E ACOMPANHAR A ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA?

A participação da população na construção do Plano Municipal de Cultura é importante porque permite que a sociedade participe da gestão pública de cultura e exerça o seu papel de cidadão. A participação social em políticas públicas está incorporada nos marcos legais brasileiros e a elaboração de planos municipais envolve o poder público e a sociedade em todas as suas etapas.

Os Planos Municipais de Cultura têm como objetivo planejar e implementar políticas públicas de longo prazo para a proteção e promoção da nossa diversidade cultural; além de garantir o acesso da população à produção e a utilização de bens culturais por meio da oferta de um sistema público e diversificado de ações, programas, projetos e serviços.

PARTICIPAÇÃO ON-LINE

Os questionários online são para a população apresentar sua visão sobre o cenário artístico e cultural da cidade.

As perguntas são direcionadas a todo o público que trabalha, consome ou usufrui dos serviços, produtos, bens e espaços culturais.

As suas respostas serão uma importante referência para a construção do documento.

Eles estão divididos em três formulários.

Saiba qual formulário preencher:

CONSUMIDORES DE CULTURA:

- Formulário destinado à população em geral, com o objetivo de mapear o perfil e a percepção dos munícipes sobre a Cultura em nossa cidade.

ARTISTAS E TRABALHADORES DA CULTURA - “FAZEDORES DE CULTURA”:

- Formulário destinado aos artistas e trabalhadores da cultura (popularmente conhecidos como “Fazedores de Cultura”) que busca investigar a opinião dos moradores de Taubaté, que trabalham com Arte, Cultura e Produção Artística.

ENCONTROS TERRITORIAIS

Participe das reuniões e traga as demandas do seu bairro e/ou região. Confira o cronograma:

31/08 (SÁBADO) – REGIÃO OESTE / QUIRIRIM

10h: Bonfim, CECAP, Jardim Santa Tereza, Chácara Flórida, Piracangaguá, Pinheirinho e entornos – Área de abrangência do CRAS Santa Tereza/CECAP.

Local: CRAS Santa Tereza - Rua Antônio da Silva Lobo, 1360 – Jardim Santa Tereza, Taubaté.

15h: Quiririm, Residencial Novo Horizonte e entornos.

Local: Museu da Imigração Italiana de Quiririm - Avenida Líbero Indiani, 550, Distrito de Quiririm, Taubaté.

14/09 (SÁBADO) – REGIÃO SUDESTE / CENTRAL

10h: Parque Três Marias, Chácara Silvestre, Jardim América, Jardim Sônia Maria, Jardim Maria Augusta, Alto São Pedro, Jardim Sandra Maria, Terra Nova e entornos - Área de abrangência do CRAS Três Marias.

Local: CRAS Três Marias - Rua Armando de Moura, 350, Itaim, Taubaté.

15h: Centro, Independência, Jardim das Nações, Chácara do Visconde, Vila das Graças e entornos.

Local: Centro Cultural Municipal Toninho Mendes - Praça Coronel Vitoriano, 01, Centro, Taubaté.

21/09 (SÁBADO) – REGIÃO SUL / LESTE

10h: Cataguá, Marlene Miranda, Belém, Jardim Imaculada, Chácaras Reunidas Brasil, Baronesa, Fonte Imaculada, Jardim Ana Lúcia e entornos - Área de abrangência do CRAS Belém.

Local: CRAS Belém - Rua Luís Quintiliano de Souza, 59, Res. Dalla Rosa, Taubaté.

15h: São Gonçalo, Barreiro, Estoril, Jardim Continental, Jardim Paulista, Cidade de Deus, Sítio Tangará, Cidade Jardim e entornos - Área de Abrangência do CRAS São Gonçalo.

Local: CRAS São Gonçalo - Rua Camilo Gomes Quintanilha, nº 60, São Gonçalo, Taubaté.

28/09 (SÁBADO) – REGIÃO NORTE / NORDESTE

10h: Esplanada Santa Terezinha, Estiva, Vila Bela, Parque Aeroporto, Jardim Mourisco, Parque Ipanema, Parque São Luiz, Barranco, Jardim Garcez, Areão, Parque Piratininga, Vila Nogueira, Parque Santo Antônio e Vila Albina e entornos - Área de abrangência do CRAS Sabará.

Local: BAMUF (Banda músico do futuro) – Avenida Antônio Cândido de Oliveira Filho, res. Santa Izabel, Taubaté.

15h: Gurilândia, Água Quente, Vila São José, Hércules Augusto Masson, Jardim Ana Rosa, Parque Urupês, Residencial Sítio Santo Antônio e Jardim Jaraguá e entornos - Área de abrangência do CRAS Bagé.

Local: CRAS Bagé - Avenida Bagé, nº 166, Parque Urupês, Taubaté – SP.

29/09 (DOMINGO) – ZONA RURAL

10h: Sindicato Rural de Taubaté - Av. Dr. Felix Guisard  Filho, 3001, Belém, Taubaté .

15h: EMEIEFM Prof. José Marcondes de Moura – Monjolinho

Local: Estrada Municipal Sete Voltas, nº 15000 - Sete Voltas Taubaté – SP.

ENCONTROS SETORIAIS

Em breve serão disponibilizadas informações sobre esta etapa. Acompanhe os trabalhos de elaboração do Plano Municipal de Cultura nesta página e nas redes sociais do Conselho Municipal de Cultura de Taubaté.