PREFEITURA DIVULGA NOVO BALANÇO SOBRE SITUAÇÃO DA DENGUE EM TAUBATÉ

A Prefeitura de Taubaté divulga nesta quarta-feira, 28, um novo balanço sobre a situação da dengue no município. Por meio de decreto, publicado dia 20 de fevereiro, a cidade está em situação de emergência e alerta epidemiológico, caracterizado pela epidemia da doença.

A medida foi justificada pelo elevado número de notificações dos serviços de saúde, públicos e privados, para quadros clínicos de dengue informados à Vigilância Epidemiológica Municipal.

De acordo com dados da Vigilância, disponíveis na última terça-feira, até o dia 22 de fevereiro Taubaté confirmou a doença em 2.143 pessoas, em um total de 67 internações. Há ainda a confirmação de dois óbitos e mais sete aguardando  confirmação.

Atualmente, 158 bairros possuem pessoas testadas positivamente para dengue, sendo estes os que têm mais casos: Bonfim (141), Cecap (110), São Gonçalo (102), Piracangaguá (101), Parque Três Marias (78), Vila São José (76), Jardim Gurilândia (65), Chácara Flórida (53), Alto São Pedro (51) e Jardim das Nações (40).

Além desses bairros, outros merecem destaque, tendo cada um mais de 20 casos confirmados da doença. São eles: Independência, Novo Horizonte, Chácara Silvestre, Campos Elíseos, Parque Aeroporto, Jardim Bela Vista, Parque São Luis, Barreiro, Jardim Ana Emília, Jardim Sandra Maria, Barranco, Jardim Santa Teresa, Quiririm, Residencial Colinas, Jardim Continental I, Jardim Baronesa, Terra Nova, Residencial Sítio Santo Antônio e centro.

TRABALHO CONJUNTO DAS SECRETARIAS

Medidas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti foram intensificadas com a atuação de um comitê para assuntos relacionados à dengue, trabalho em conjunto que mobiliza todas as secretarias municipais, solicitação de auxílio ao Exército em operação cata-treco para o recolhimento de material inservível, utilização de drone para mapeamento aéreo de focos criadouros do mosquito transmissor, atividades desenvolvidas para os alunos do Sistema Municipal de Ensino como forma de orientação e para que os estudantes sejam multiplicadores das informações de combate junto às suas famílias, limpeza de terrenos e matos alto em vias públicas, ações de comunicação com veiculação de material educativo na mídia, ônibus  interurbanos, entre outras.

Importante ressaltar que o trabalho dos agentes de controles de vetores, que acontece durante todo o ano, também foi reforçado com visitas casa a casa para vistoria, panfletagem e ações de bloqueio com nebulização em locais próximos aos que pessoas infectadas residem ou trabalham.