PESQUISA SOBRE TRANSPORTE PÚBLICO EM TAUBATÉ APONTA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS

PESQUISA SOBRE TRANSPORTE PÚBLICO EM TAUBATÉ APONTA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS

Com o objetivo de avaliar o índice de satisfação dos usuários do Sistema de Transporte de Taubaté quanto à qualidade dos serviços prestados, conforme aditivo do contrato de concessão, a Prefeitura de Taubaté realizou pesquisa para avaliar o grau de satisfação do sistema de transporte público.

De oito itens pesquisados no levantamento, sete foram avaliados como bons pelos usuários do sistema.

O quesito melhor avaliado foi a aquisição e recarga de créditos do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, com 86,48% de aprovação. O tratamento oferecido pelos motoristas e cobradores das linhas também recebeu boa avaliação, com 81,31% das pessoas considerando como bom o serviço prestado. A segurança das viagens, que se refere ao risco de acidentes nos veículos, foi aprovada por 72,95% dos usuários.

O item “informação aos usuários” recebeu 67,40% de indicação como “boa”. O estado de conservação e limpeza dos ônibus recebeu avaliação boa por 58,62% dos entrevistados. Mais da maioria, o equivalente a 54,69%, disseram que a qualidade do serviço é boa. Sobre a regularidade da operação, 46,06% das pessoas questionadas avaliaram como boa.

O único quesito ainda considerado “ruim” pelos usuários é o tempo de espera. Do total, 220 pessoas afirmaram que os horários dos ônibus é o principal problema do transporte público no município.

METODOLOGIA

A pesquisa foi realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana por meio da TAU! (Transporte Acessível Urbano) entre os dias 20 e 29 de maio, de forma virtual e presencial, no Terminal Rodoviário Urbano (Rodoviária Velha), praça Dom Epaminondas, no ponto de ônibus em frente ao Taubaté Shopping, dentro dos veículos e em outros locais com concentração de embarques e desembarques.

Foram entrevistadas 1.172 pessoas, distribuídas nas linhas urbanas e rurais, de acordo com a representatividade na operação, numa amostra de 521.248 passageiros no mês de abril. O grau de confiança é de 95% e o erro estatístico de 3%.



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