FABRICAÇÃO DE ADUELAS ULTRAPASSA 100 PEÇAS CONFECCIONADAS PELA PREFEITURA

Na segunda-feira, dia 3, a FAC (Fábrica de Artefatos de Cimento) da Prefeitura de Taubaté atingiu a marca de 100 aduelas de concreto desde 2022, início do projeto de fabricação dessas peças. A primeira aduela ficou pronta em abril de 2022.

As peças fabricadas têm como objetivo serem utilizadas principalmente na substituição de pontes de madeira e passagens de água na zona rural do município, e assim melhorar as condições das estradas rurais, principalmente nos períodos de chuvas mais intensas.

Ao longo dos últimos quatro anos, profissionais da FAC e da Secretaria de Obras se empenharam para iniciar a confecção das aduelas, desenvolver e aperfeiçoar o processo de fabricação.

A ação buscou otimizar e melhorar cada vez mais os serviços prestados à população, visto que as aduelas são estruturas de concreto armado, um material mais resistente e com maior durabilidade se comparados a tubos de aço ou a madeira.

A ação foi realizada em diversas pontes, como em dois trechos da estrada Sete Voltas (próximo ao pesqueiro e ao Clube dos Comerciários), nas estradas do Una, Malacacheta, Laranjal, Pedra Grande e Areão, e nas proximidades da rua Dr. Nelson Esteves, no bairro Areão.

INÍCIO DO PROJETO

Em maio de 2021, profissionais da Secretaria de Obras iniciaram o projeto, com a montagem de um conjunto de formas de aço para a confecção das primeiras peças, que foi aperfeiçoada com o tempo.

Os materiais utilizados na confecção dessas formas foram todos reaproveitados, sem gerar custos aos cofres públicos.

FABRICAÇÃO

O processo de fabricação das aduelas tem início com a montagem da estrutura de ferro, que é colocada dentro das formas de aço, recebendo o concreto logo em seguida. No dia seguinte a forma é retirada e, depois de três dias, a peça pode ser armazenada em outro local onde ficará por 28 dias, tempo ideal de cura do concreto.

AMPLIAÇÃO

A fim de aumentar a produção de aduelas, o processo foi aperfeiçoado no segundo semestre de 2023, com a confecção de mais bases, passando de uma para cinco bases, além da forma metálica.

As bases, bem como os moldes internos e externos, foram montadas com materiais reciclados por profissionais da FAC, que se inspiraram na linha de produção de uma fábrica especializada na produção desses itens em Guarulhos. Já a forma metálica foi adquirida por meio de emendas parlamentares destinadas à FAC.

A ampliação tornou possível a fabricação de até cinco aduelas por dia.