Defesa Civil alerta para a queda da umidade do ar com risco à saúde da população

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Defesa Civil, alerta a população para as condições climáticas previstas entre esta quarta-feira (18) e sexta-feira (20), quando a umidade relativa do ar pode atingir o índice de 24%.

Defesa Civil alerta para a queda da umidade do ar com risco à saúde da população

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Defesa Civil, alerta a população para as condições climáticas previstas entre esta quarta-feira (18) e sexta-feira (20), quando a umidade relativa do ar pode atingir o índice de 24%. Com este nível, o risco à saúde fica elevado principalmente para pessoas com doenças respiratórias, além de favorecer o surgimento de queimadas em áreas urbanas e rurais.

O município permanece em estado de “observação” desde o início do mês, com registros de umidade variando entre 68% e 34%. Com a nova previsão de queda para até 24%, o cenário exige atenção redobrada e a adoção de medidas preventivas por parte da população.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis de umidade abaixo de 40% já configuram estado de atenção, sendo que índices inferiores a 30% são considerados perigosos para o bem-estar da população. A baixa umidade do ar aumenta os riscos de desidratação, irritações nos olhos, nariz e garganta, além de agravar doenças respiratórias e facilitar a propagação de incêndios.

Entre os principais riscos associados ao tempo seco está a exposição prolongada ao sol durante o período de maior incidência de radiação ultravioleta, que ocorre entre 11h e 15h. Mesmo fora do verão, a intensidade dos raios UV continua elevada, agravando os efeitos do clima seco no organismo. Por isso, a Defesa Civil recomenda evitar atividades físicas ao ar livre nesse intervalo, manter os ambientes arejados e umidificados, e reforçar a hidratação com o consumo frequente de água.

A Defesa Civil de Taubaté pode ser acionada a qualquer momento, pelo telefone 199. A população também pode se cadastrar para receber gratuitamente os alertas de emergência por SMS. Para isso, basta enviar o CEP da residência por mensagem de texto para o número 40199.

Conteúdos Relacionados