TAUBATÉ REDUZ CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO PÚBLICO NO 1º SEMESTRE

Em Taubaté, os crimes contra o patrimônio público tiveram importante redução no primeiro semestre de 2024, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do município. As ocorrências de furtos em bens públicos diminuíram cerca de 19%, enquanto os danos ao patrimônio público registraram cerca de 34% de queda em comparação ao mesmo período do ano passado.

Foram registradas pela Guarda Civil Municipal (GCM), nos primeiros seis meses do ano, 61 ocorrências de furtos em bens públicos, representando uma redução de 19,74% em relação às 76 ocorrências contabilizadas no mesmo período de 2023. Os casos de danos ao patrimônio público também apresentaram queda de 34,48%, com 19 incidentes este ano, contra 29 no ano passado.

Além da diminuição nesses índices, a GCM intensificou suas operações e atividades preventivas. Foram gerados 422 boletins de ocorrência de janeiro a junho, um aumento de 11,35% em comparação aos 379 boletins emitidos no mesmo período do ano anterior. O número de abordagens de suspeitos também cresceu, totalizando 1.112 em 2024, um aumento de 17,42% em relação às 947 abordagens realizadas até junho de 2023.

As ações da GCM resultaram na detenção de 22 indivíduos, que foram colocados à disposição da Justiça, além da apreensão de drogas em 11 casos registrados durante as operações realizadas no período.

PRESENÇA DA GCM

Ao longo do primeiro semestre, as viaturas da GCM percorreram um total de 204.276 quilômetros em diversas operações e atividades, incluindo a Operação Praça Segura, Rondas Escolares, Projeto Maria da Penha, Operação Perturbação do Sossego e Ferro Velho, entre outras. Esse aumento na presença da GCM nos espaços públicos, aliado às mais de duas mil câmeras conectadas ao Centro de Gestão Integrada (CGI), contribui para um ambiente mais seguro e monitorado.