Taubaté realiza primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada com autoridades e forças de segurança

Taubaté realiza primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada com autoridades e forças de segurança

A Prefeitura de Taubaté realizou a primeira reunião do GGI, o Gabinete de Gestão Integrada, reunindo representantes da segurança pública, do Poder Judiciário e de diversas secretarias municipais para discutir ações estratégicas voltadas à segurança, fiscalização e desenvolvimento social na cidade.

Durante a abertura, o prefeito Sérgio Victor falou sobre os desafios da segurança pública da cidade e citou o projeto ‘Bairros Vivos’, iniciativa que levará atividades esportivas, culturais e de lazer às comunidades, promovendo segurança e transformação social.

Também abordou a necessidade de otimizar a atuação conjunta das forças de segurança, ampliando a cobertura de viaturas, e apresentou o projeto CEP Rural, que visa à identificação digital de áreas rurais para otimizar o monitoramento e coibir eventos irregulares.

Situação de rua e ações sociais

A condição das pessoas em situação de rua foi um dos principais temas debatidos. O defensor público Fabrício Pereira Quintanilha da Silva ressaltou o papel da Defensoria na mediação e garantia de direitos. “É fundamental demonstrar a Defensoria como uma instituição cidadã, voltada aos interesses de todos. Todos têm o direito de serem acolhidos e o dever de respeitar o direito do próximo.”

O secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social, Marco Tolomio, apresentou ações como parcerias com comunidades terapêuticas e programas de qualificação profissional, além da reintegração de 55 pessoas às suas cidades de origem neste ano.

Integração entre forças de segurança

O comandante do 5ºBPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), tenente-coronel Luís Fernando Megda, reforçou a importância da reunião. “Aqui vão surgir várias ideias que resolvem problemas da cidade, porque sozinhos, apenas a Polícia Militar ou um órgão específico não dá conta. Precisamos dessa integração, e eu creio que essa reunião trará muitos frutos para Taubaté.”

Presente no evento, o delegado da Polícia Federal, Ivo Roberto Costa da Silva, destacou a relevância da iniciativa. “O crime organizado não tem barreiras na sua atuação, e essas barreiras também não podem existir entre as forças que garantem segurança. Esse encontro fortalece a troca de informações e a realização de trabalhos conjuntos, garantindo maior eficiência na atuação das forças de segurança.”

Fiscalização e perturbação do sossego

A fiscalização de bares, adegas e estabelecimentos noturnos também esteve em pauta. O promotor de justiça, Dr. João Marcos Cervantes, abordou como o Código de Posturas atualmente não impõe sanções eficazes para coibir atividades ilegais nesses locais. Ele destacou que tem visto a Secretaria de Segurança do município apresentando resultados positivos e sugeriu maior integração entre os órgãos da Prefeitura para ampliar as medidas contra estabelecimentos que geram transtornos à população.

O secretário de Segurança municipal, Capitão Carlos Alberto de Souza, abordou o modelo de mediação de conflitos, no qual a Prefeitura propõe TACs (Termos de Ajuste de Conduta) antes de aplicar sanções a estabelecimentos que causam perturbação do sossego.