PREFEITURA ENTREGA QUATRO NOVAS AMBULÂNCIAS PARA O SAMU

Nesta sexta-feira, 5, a Prefeitura de Taubaté fará a entrega de quatro novas ambulâncias para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O evento será realizado na base do SAMU localizada no distrito de Quiririm, na avenida Prof.a Maria Lapido Barbosa, 51, às 10h30.

A renovação das frotas do SAMU é uma iniciativa do Governo Federal, que tem como objetivo substituir todas as ambulâncias com mais de seis anos de uso. A meta é que estejam em operação veículos com até cinco anos de uso no próximo ano.

Taubaté conta com cinco unidades de atendimentos básicos, estrategicamente posicionadas nos bairros San Marino, Santa Helena, Fazendinha e Mourisco e no distrito de Quiririm. Além de uma unidade de suporte avançado na base central.

Com início dos atendimentos em 2016, o SAMU de Taubaté contabilizou mais de 380 mil chamados até o final de 2023.

O SAMU está disponível 24 horas para atendimentos de urgências e emergências de toda a população, com equipe multiprofissional capacitada, por meio do telefone 192.

ATENDIMENTOS

Durante o ano de 2023, a maior parte dos atendimentos realizados envolveu situações de urgências e emergências clínicas diversas, totalizando mais de 38 mil chamados.

No mesmo período, foram registrados ainda mais de 6.000 chamados relacionados a emergências traumáticas, 2.000 atendimentos psiquiátricos, 900 atendimentos obstétricos e 1.000 atendimentos pediátricos.