
17 mar 2025 Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté recebe novos alunos da escola Fêgo Camargo
Alunos da Escola de Artes Maestro Fêgo Camargo foram selecionados, por meio de processo seletivo, para integrar a Osita, a Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté. As audições e entrevistas presenciais para bolsistas ocorreram em janeiro deste ano, e, agora, já fazem parte do corpo da orquestra.
Os alunos selecionados também fazem parte dos grupos artísticos pedagógicos da Escola Maestro Fêgo Camargo, como integrantes da Camerata Zajdenbaum e da Orquestra Sinfônica Fêgo Camargo, ambas sob a regência e orientação do professor e maestro Denis Pinheiro. Fundado em 2020, o grupo artístico pedagógico já formou grandes músicos para o Brasil e para o mundo.
Conheça os novos integrantes:
- Aluna do 5º ano básico de viola, Pietra Aquino, 20 anos, iniciou seus estudos com o próprio maestro Denis Pinheiro. Ela traz em seu currículo diversas apresentações em concertos realizados pelo Vale do Paraíba.
- Desde os 13 anos, Millena Soares é dedicada ao instrumento que mais gosta: o violino. Aos 17 anos, é aluna do 4º ano básico e há três anos estuda violino. Também integrou diversos concertos pelo Vale do Paraíba, e tem sonho de tocar em orquestras no exterior.
- Já Ana Frota frequenta o 1º ano básico de violino, iniciando seus estudos com aulas particulares também com o professor Denis. Ela tem o desejo de se apresentar em eventos e também no exterior.
- Com uma trajetória que inclui prêmios como a bolsa de Kansas Wesleyan University no evento Mcmosley Scholarship, a aluna Eduarda Carvalho é graduada em licenciatura em música pela Universidade Santa Cecília, de Pindamonhangada. Atualmente, é segundo violino no quarteto Vieuxtemps e violinista na Orquestra Joseense, além de atuar como sapalla na Camerata Zajdenbaum e na Orquestra de Câmara da Unifasc. Entre 2022 a 2024, foi professora e maestrina no Projeto Montanharte, em Santo Antônio do Pinhal.
- Com um currículo extenso, Álvaro Benfica é músico e também educador. Formado em Licenciatura em Música pela Universidade Santa Cecília e pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Facic. Atua como professor de violino e viola na Unifasc, no projeto Guri de Aparecida e no Centro Musical Ysaye. Ao longo de sua trajetória, conquistou prêmios, incluindo a Bolsa McMosley Scholarship na Kansas Wesleyan University, Estados Unidos.
- A aluna Isabela Cantuária começou sua jornada violinística aos 8 anos na Orquestra Jovem Dom Couto. Mais tarde ingressou na Escola Fêgo Camargo, e atualmente está no curso técnico com o professor Thiago Oliveira. Este ano também foi aprovada com bolsa integral na Faculdade Santa Marcelina, na graduação em Música.
- Aos 14 anos, Brenda Plentz iniciou de maneira formal seus estudos de piano. Em 2023, começou o curso técnico em piano, com o professor Rodrigo Sales de Alvarenga. Logo surgiram muitas oportunidades, e chegou a tocar na masterclass do pianista Vagner Ferreira, realizada na Escola Fêgo Camargo. Ela está no último ano de seu curso e agora também será a nova integrante da Osita.