Obras de Umberto Frediani são destaque em exposição no Centro Cultural

Obras de Umberto Frediani são destaque em exposição no Centro Cultural

O Centro Cultural Municipal Toninho Mendes está recebendo a mostra de arte ‘Paixão Impressionista’ do artista Umberto Frediani. A exposição está aberta para visitação até 3 de março.
A mostra reúne 17 obras do acervo do artista e está encantando a todos com a singularidade de seus traços e sua discreta pintura em tons pastéis.

As telas, retratando cenas do cotidiano e casarios, mostram a forte influência que Frediani obteve de seus amigos e incentivadores Mestre Justino e Anderson Fabiano.

A curadoria da mostra é do projeto Semeando Cores, coordenado pela artista plástica. O público pode apreciar a exposição “Paixão Impressionista” de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Galeria Mestre Justino do Centro Cultural, que fica na praça Coronel Vitoriano, 01, no centro de Taubaté.

O ARTISTA

Umberto Frediani nasceu em Taubaté no dia 7 de setembro de 1949. Ele é filho de imigrantes italianos, Eugênio Frediani e Rosina Roncon Frediani, sendo o caçula de seis irmãos. Frediani é casado com Maria Aparecida, com quem teve dois filhos: Rita de Cássia e Leonardo.

Seus trabalhos iniciaram na pintura artística na década de 70, quando apresentou um deles ao artista Anderson Fabiano. A conexão com o mundo da arte foi imediata. Apadrinhado por dois grandes ícones da arte, Anderson Fabiano e Mestre Justino, o artista seguiu firme desde então, participando de salões de arte e realizando exposições individuais. Ao 76 anos, Frediani participa de inúmeros projetos artísticos, como o conceituado Modelando Tradições.

Frediani que é detentor de inúmeras premiações coleciona menções pela relevância artística de seus trabalhos. “A arte é minha razão para viver, uma extensão da minha existência”, afirmou o artista.