Mais de 6.000 exames de análises clínicas são agendados na rede municipal em fevereiro

Mais de 6.000 exames de análises clínicas são agendados na rede municipal em fevereiro

Após tratativas entre a Prefeitura de Taubaté e empresa terceirizada, 6.360 exames de análise clínicas foram agendados para serem realizados durante todo o mês de fevereiro.

O serviço de coleta e análise sofreu redução no o segundo semestre de 2024 e agora foi normalizado e intensificado após negociação entre a Secretaria de Saúde e a empresa contratada. Os pacientes agendados para a realização do exame aguardavam cerca de cinco meses.

A fila de espera por este tipo de exame é dinâmica, e cerca de 400 novos pedidos são solicitados diariamente pelos profissionais da rede municipal de saúde. Até o final do mês de janeiro, 25.269 pacientes aguardavam por este tipo de exame. A Secretaria de Saúde reforça o empenho para que a redução da fila seja rápida e constante, mesmo com a alta frequente da demanda. Então, ainda que a oferta de exames tenha sido ampliada, a fila de espera não para de crescer.

Os exames laboratoriais são prescritos para diagnosticar doenças ou simplesmente acompanhar a situação da saúde da população. Em geral, são avaliados componentes do organismo humano e os principais exames são hemograma, colesterol, hormônios, glicemia, entre muitos outros além dos avaliados pelo sangue, como urina, fezes e secreções.

(Foto: Governo do Estado de São Paulo)