
14 abr 2025 Estudantes da rede municipal de Taubaté realizam avaliação de Fluência Leitora
Os alunos do 2º ano da rede municipal de Taubaté participaram da Avaliação de Fluência Leitora, programa em que são aferidas precisão (habilidade de reconhecer e decodificar as palavras), velocidade (rapidez da leitura realizada sem esforço para decodificar as palavras) e prosódia (realizar a leitura com entonação, pausa e pontuação).
O município teve um quantitativo de participação de 2.758 estudantes, distribuídos em 128 salas de aula em 45 escolas do Sistema de Educação. A avaliação de Fluência Leitora é destinada para estudantes do 2º ano que realizam três tarefas distintas de leitura, as quais incluem um quadro com palavras dicionarizadas, um quadro com palavras possivelmente desconhecidas e a leitura de um texto com três perguntas de interpretação.
Ao final da aplicação e após o lançamento dos resultados na Plataforma Caed, são obtidos os resultados de cada estudante em que é possível identificar em qual perfil leitor eles se encontram. O perfil leitor é separado em três: pré-leitor, leitor iniciante e leitor fluente.
Essa avaliação permite que seja realizado um acompanhamento pontual com os estudantes da rede para auxiliar em seu desenvolvimento para serem leitores fluentes.