04 jul 2024 PREFEITURA ENCERRA O ANO COM MELHORIAS NO ATENDIMENTO DOMICILIAR A PACIENTES
Durante este ano, o Qualist e uma das equipes multiprofissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) passaram por reformulação e promoveram melhorias nos atendimentos domiciliares a pacientes de Taubaté.
A equipe de ESF foi fortalecida com a contratação de uma fonoaudióloga especialista em disfagia e um nutricionista.
A Secretaria de Saúde promoveu também a reformulação da gestão do Qualist com a renovação da equipe, readequação de fluxos, instituição de novos protocolos, revisão de rotas de visitas e educação permanente e continuada das equipes impactando na melhoria na qualidade do atendimento à população, entre elas: aprimoramento do fluxo de admissão de novos pacientes, diminuindo o tempo para cinco dias úteis de espera e aumento na frequência das visitas domiciliares, conforme critério de gravidade e protocolos de priorização, e treinamento da equipe em Cuidados Paliativos.
Além disso, foi implantado o programa Alta Assistida dos pacientes do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT) e do Hospital Regional
No HMUT, quando o paciente recebe indicação de alta, a equipe do Qualist é acionada e comparece para orientação à família e disponibilização de um kit de sonda e insumos, conforme necessidade do paciente, apontada previamente pela equipe hospitalar.
Já no Hospital Regional é realizado o acompanhamento e interlocução com a unidade sobre os pacientes acamados com fratura de fêmur e cuidados paliativos, com participação da Atenção Primária.
São realizadas teleconsultas pelo enfermeiro e médico, continuidade do cuidado quanto às vacinas dos pacientes acamados e continuidade da compra e dispensação de fraldas geriátricas, sob demanda judicial.