Educação para o Trânsito

PREFEITURA REALIZA AÇÕES EDUCATIVAS DURANTE SEMANA MUNICIPAL DE TRÂNSITO.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), promove a partir do dia 3 de dezembro ações educativas em comemoração a Semana Municipal de Trânsito 2022.

O tema desse ano é “Juntos salvamos vidas” e a SEMOB preparou uma série de ações, como palestras, blitz e trabalhos educativos que acontecerão entre os dias 3 e 10 de dezembro.

A Semana Municipal de Trânsito foi instituída em 2021, através do decreto nº 15.167/2021, e tem como objetivo fortalecer as ações permanentes de educação no trânsito, que são desenvolvidas durante todo ano pela SEMOB.

Para dar início à programação, na terça-feira, dia 6 de dezembro, será realizada uma cerimônia de abertura que reunirá representantes do Poder Público, Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, entre outras autoridades.

Entre as ações previstas estão blitz educativas em conjunto com o DETRAN-SP, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além de palestras e atividades educativas nas escolas de ensino infantil e fundamental.

As ações permanentes de educação no trânsito em conjunto com outras ações promovidas pela SEMOB contribuem para a redução dos índices de acidentes de trânsito no município. Conforme dados do INFOSIGA, de janeiro a outubro de 2021 ocorreram 1.455 acidentes e no mesmo período em 2022 foram 1.356, o que representa uma redução aproximadamente 7%.

A Semana Municipal de Trânsito também contará com um concurso de desenho direcionado as crianças matriculadas na rede municipal de ensino, que vai premiar os vencedores com smartphones, bicicleta infantil, motos miniaturas da SEMOB, jogos, medalhas, certificados e camisetas da Semana Municipal de Trânsito, de acordo com a ordem de classificação.

Empresas e escolas particulares poderão solicitar a realização de atividades educativas pela SEMOB durante a Semana Municipal de Trânsito, formalizando o pedido pelo sistema de Processo Eletrônico 1Doc ou pelo email pmt.transito@taubate.sp.gov.br.

Veja a seguir a programação completa da Semana Municipal de Trânsito 2022:

– 03 e 04 de dezembro:
Panfletagem no SEDES – Show Aniversário de Taubaté

– 06 de dezembro:
Evento oficial de abertura
Horário: 14h
Local: SEST/SENAT

– 07 a 11 de dezembro:
Exposição dos trabalhos vencedores do 2º concurso da SEMOB sobre o tema “Seja Campeão como nossa seleção, no trânsito tenha educação”
Locais: Via Vale Shopping e Taubaté Shopping

– 08 de dezembro:
Blitz Educativa
Local: Avenida do Povo
Horário: 9h às 11h
13h às 15h

Panfletagem
Local: Avenida Itália
Horário: 18h às 20h

– 09 de dezembro:
Blitz Educativa
Local: Avenida Independência – em frente ao Batalhão da Polícia Militar
Horário: 9h às 11h
13h às 15h

Panfletagem
Local: Avenida Itália
Horário: 18h às 20h

– 10 de dezembro:
Blitz educativa
Local: Praça Dom Epaminondas
Horário: 9h às 12h

This is box title
De acordo com o Art. 76, do CTB a educação para o trânsito será promovida na Educação Básica, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidade do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União dos estados do distrito federal e dos municípios.

Objetivos

  • Promover de atividades de educação para o trânsito visando promover a formação dos usuários despertando-lhes uma consciência de mobilidade urbana;
  • Educar para um trânsito mais seguro, responsável e funcional;
  • Envolver os alunos, a família, escola e os agentes educadores de trânsito, atingindo todos os níveis de Ensino;
  • Proporcionar a convivência de trânsito em um “minicircuito” para mobilidade dos alunos dentro das regras do trânsito;
  • Reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito. [/tie_list]
This is box title
Ações desenvolvidas

Palestras: Temas como Segurança Viária envolvendo uso do cinto de segurança, uso indevido do celular, travessia segura, direção defensiva;

Mini cidade do trânsito: Espaço vivencial de trânsito reproduzida com placas de sinalização, semáforo real operado pelo instrutor de trânsito que comanda e reforça os conceitos apreendidos em sala ou palestrados previamente, e na prática podem vivenciar a possibilidade de conduzirem velotrol, bicicletas, moto elétrica, e se defrontarem ali com as reais situações que enfrentamos no nosso dia a dia no trânsito, atende crianças de 2 a 10 anos de idade, ou seja, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I;

Robotran: É um Robô, mascote das ações do Programa Permanente de Educação para o Trânsito que envolve crianças e adultos em nome de um trânsito mais seguro.

Solicite uma ação educativa do nosso Programa Permanente de Educação para o Trânsito | CLIQUE AQUI 

Pular para o conteúdo