O Conselho Municipal de Cultura de Taubaté – CMC, um dos componentes do Sistema Municipal de Cultura, institucionalizado pela Lei Complementar nº 398, de 24 de novembro de 2016, é o órgão de participação social que representa a sociedade civil junto ao poder público para tratar de assuntos relativos à cultura. O CMC é um órgão colegiado consultivo e deliberativo, integrante da estrutura básica da Secretaria de Turismo e Cultura – SETUC, com composição paritária entre Poder Público e Sociedade Civil, e que se constitui no principal espaço de participação social institucionalizada, de caráter permanente, na estrutura do Sistema Municipal de Cultura – SMC. O Conselho tem como principal atribuição atuar com base nas diretrizes propostas pela Conferência Municipal de Cultura, propor, deliberar, acompanhar a execução, fiscalizar e avaliar as políticas públicas de cultura consolidadas no Plano Municipal de Cultura.
Como participar do Conselho Municipal de Cultura As Reuniões Ordinárias do CMC acontecem uma vez por mês e são abertas para participação de qualquer cidadão. Todos têm direito a fala e podem propor assuntos para discussão do Conselho em Plenário. Qualquer cidadão taubateano pode apresentar assuntos para discussão pelo conselho de duas maneiras: – Por meio do e-mail cmc.taubate@gmail.com; – Por meio do Fórum Setorial que o representa
Composição O Conselho Municipal de Cultura é formado por 24 conselheiros titulares e 24 suplentes, sendo a representação paritária entre membros da Sociedade Civil (12 cadeiras) e do Poder Público (12 cadeiras).
Mandato Os conselheiros representantes da Sociedade Civil são eleitos democraticamente pelos seus fóruns setoriais e os conselheiros representantes do Poder Público são indicados pelo prefeito. O mandato dos conselheiros é de dois anos prorrogáveis por mais dois por meio de eleição, no caso dos representantes da Sociedade Civil, e nomeação, no caso dos representantes do Poder Público.
O que faz o Conselho de Cultura O CMC é uma instância de garantia do exercício dos direitos culturais (o que são direitos culturais, Segundo a Constituição Federal – Seção II, Artigos 215 e 216), para isso, atua elaborando, junto à Secretaria de Turismo e Cultura do município, diretrizes e normas referentes às Políticas Públicas para o desenvolvimento da Cultura do Município. Além de apresentar, elaborar, discutir e dar parecer sobre projetos que tratam do desenvolvimento da cultura, colaborar na elaboração do Orçamento Público para Cultura, estimular a democratização e descentralização cultural do município. Uma das suas principais competências é atuar como fiscalizador sobre todo tipo de acervo material e imaterial da arte e da cultura. As suas atribuições são definidas no artigo 38 da Lei Complementar nº 398, de 24 de novembro de 2016
O que é a Conferência Municipal de Cultura É o instrumento que tem por objetivo auscultar a sociedade para fins de avaliação e revisão da Política Cultural do Município e com isso definir o Plano Municipal de Cultura, que estabelecerá as orientações para as políticas públicas em longo prazo.
O que é o Plano Municipal de Cultura – PMC O PMC é um dos instrumentos de gestão do Sistema Municipal de Cultura e tem duração decenal. Ele é um planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução das políticas públicas de cultura. É por meio do PMC que se determina, por exemplo, as orientações para o financiamento de projetos culturais do município que sejam contemplados pelo Fundo Municipal de Cultura.
Fundo Municipal de Cultura – FMC O FMC é o principal mecanismo de financiamento das políticas públicas de cultura no Município. É o instrumento que garante a descentralização na distribuição de recursos financeiros para a cultura, por meio de editais. O FMC é administrado pela Secretaria de Turismo e Cultura e fiscalizado pelo Conselho Municipal de Cultura.
08/01/2025
13/02/2025
13/03/2025
10/04/2025
08/05/2025
12/06/2025
10/07/2025
14/08/2025
11/09/2025
09/10/2025
13/11/2025
11/12/2025
2025
ELEITOR | FORMULÁRIO PARA VOTAÇÃO | Clique aqui!
CONHEÇA OS CANDIDATOS
Artesanato: Elizabete Silva
Artesanato: Maria Teresa Moreira
Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo): Alessandra Baraldi
Artes Visuais e Design: Pedro Rubim
Audiovisual e Arte Digital: Marcelo Caltabiano
Cultura Popular (Cultura Étnicas e Tradicionais): Monique Reis
Empresas e Produtores Culturais: Ronaldo Robles
Música: Fabiola Leslie
Patrimônio Histórico, Arquitetura e Urbanismo: Antônio Celso Marcondes Pinheiro
Patrimônio Cultural, Material e Imaterial: Denise Marcondes Massimino
Trabalhadores da Cultura: Jonatan Augusto
REGIMENTO DO FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA – 2022
CLIQUE NA IMAGEM PARA VER AS DATAS DE CADA GRUPO SETORIAL
⬇️
INSCRIÇÃO PRÉ-FORUNS | 24/05/2022 | Clique aqui
INSCRIÇÃO PRÉ-FORUNS | 26/05/2022 | Clique aqui
REUNIÃO DO PRÉ-FÓRUM | 26/05/2022 | CLIQUE AQUI E PARTICIPE!
INSCRIÇÕES PARA O FÓRUM| 31/05/2022
INSCRIÇÕES PARA O FÓRUM| 02/06/2022
CLIQUE NA IMAGEM PARA VER AS DATAS DE CADA GRUPO SETORIAL
⬇️
Saiba mais sobre o desenvolvimento do Fórum por meio do REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA DE TAUBATÉ (clique aqui para acessar o documento).
O Fórum Municipal de Cultura de Taubaté é o espaço de escuta das trabalhadoras e dos trabalhadores da cultura do município.
Para compreender o segmento da cultura e trabalhar o desenvolvimento de políticas públicas para a área é preciso escutar aquelas e aqueles que atuam em cada setor envolvido.
Participe! Todos os encontros serão online e sempre a partir das 19h. Confira programação logo abaixo.
Clique nos botões e acesse a ficha de credenciamento para participação.
Você poderá participar de mais de um setor e deverá fazer inscrições separadas para cada um deles, de forma que suas respostas de credenciamento sejam direcionadas para cada setor escolhido.
ATENÇÃO: estas inscrições são referentes ao credenciamento para participação no Fórum. Para candidatar-se ao Conselho Municipal de Cultura, siga as instruções encontradas na aba “Processo Eleitoral”.
Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo)
Cultura Popular (Culturas Étnicas e Tradicionais)
Empresas e Produtores Culturais
Instituições Culturais Não-Governamentais
Literatura, Livro, Leitura e Biblioteca
Patrimônio Cultural Material e Imaterial
Candidaturas ao Conselho Municipal de Cultura de Taubaté – CMC
* Hoje, até às 17h:
– Artes Visuais e Design – https://forms.gle/QJMRLT4QnauLG6Qx7
– Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo) – https://forms.gle/DF9PF9Kh27JoH5K86
Saiba mais sobre o Processo Eleitoral por meio do REGIMENTO DO PROCESSO DE ESCOLHA SUPLEMENTAR DE MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE TAUBATÉ (clique aqui para acessar o documento).
Você, trabalhadora ou trabalhador da cultura do município de Taubaté, já pensou em ser conselheira/conselheiro de cultura?
Durante a realização do Fórum Municipal de Cultura de Taubaté, que acontecerá entre 15 e 29 de março, também será possível candidatar-se para ocupar as cadeiras do Conselho Municipal de Cultura – CMC que encontram-se abertas.
Confira abaixo o Cronograma para as inscrições como candidato em cada segmento (os links para inscrição serão disponibilizados conforme cronograma).
* Porém, não deixe de se credenciar para participação nos links que já estão disponíveis na aba “Fórum Municipal de Cultura de Taubaté”.
[SLGF id=61536]CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE TAUBATÉ
[/toggle][toggle title=”Processo Eleitoral 2019″ state=”close”]LISTA DE NOMES DOS CANDIDATOS APTOS | CLIQUE AQUI
REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL | CLIQUE AQUI
Portaria 10/2019 | Clique Aqui
PORTARIA 031 DE 31 DE OUTUBRO DE 2019 | CLIQUE AQUI
REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL CORRIGIDO | CLIQUE AQUI
[/toggle][toggle title=”Processo Eleitoral 2017″ state=”close”]Em audiência pública realizada no dia 22 de julho de 2017 foram apresentados os conceitos gerais do Sistema Nacional de Cultura – modelo criado pelo Ministério da Cultura que pretende assegurar a continuidade de projetos culturais das cidades, independente da alternância de governos.
Em Taubaté, o Sistema Municipal de Cultura foi criado por meio da Lei Complementar nº 398, em dezembro de 2016. Para que o sistema possa funcionar efetivamente, há necessidade de apoio da sociedade civil para a constituição do Conselho Municipal de Cultura.
O Conselho é o órgão de participação social que representa a sociedade civil junto ao Poder Público nos assuntos culturais. Para isso foi criada uma Comissão Regulamentadora que irá disciplinar a eleição dos membros da sociedade civil que virão a integrar o Conselho.
Toda a sociedade é convidada a participar conforme o interesse e envolvimento dos representantes em suas respectivas áreas de atuação abordadas nos fóruns setoriais.
PROCESSO DE ESCOLHA SUPLEMENTAR PARA ELEIÇÃO:
ATIVIDADE | DATA/PERÍODO |
Publicação do presente regulamento | Fevereiro/2018 – Diário Oficial |
1ª Reunião dos fóruns setoriais: – Artes Visuais e Design; – Artesanato; – Patrimônio Histórico, Arquitetura e Urbanismo; e – Audiovisual e Arte Digital. – Música; – Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo); – Cultura Popular (Culturas Étnicas e Tradicionais); e – Empresas e Produtores Culturais – Trabalhadores da Cultura; – Instituições Culturais Não-Governamentais; – Patrimônio Cultural Material e Imaterial; e – Literatura, Livro, Leitura e Biblioteca. – Artes Visuais e Design; – Artesanato; – Patrimônio Histórico, Arquitetura e Urbanismo; e – Audiovisual e Arte Digital | 24/02/2018 – 14h00 – Centro Cultural Municipal “Toninho Mendes” |
2ª Reunião dos fóruns setoriais – inscrição e apresentação dos candidatos a conselheiros representantes dos setores: – Artes Visuais e Design; – Artesanato; – Patrimônio Histórico, Arquitetura e Urbanismo; e – Audiovisual e Arte Digital. – Música; – Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo); – Cultura Popular (Culturas Étnicas e Tradicionais); e – Empresas e Produtores Culturais – Trabalhadores da Cultura; – Instituições Culturais Não-Governamentais; – Patrimônio Cultural Material e Imaterial; e – Literatura, Livro, Leitura e Biblioteca. – Artes Visuais e Design; – Artesanato; – Patrimônio Histórico, Arquitetura e Urbanismo; e – Audiovisual e Arte Digital | 03/03/2018 – 14h00 – Centro Cultural Municipal “Toninho Mendes” |
Divulgação dos candidatos a conselheiros | 06/03/2018 – site da Prefeitura Municipal de Taubaté |
Inscrição dos votantes | De 05 a 09/03/2018 – das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 e no dia da assembleia eleitoral (10/03/2018), das 14h00 às 16h30 – Centro Cultural Municipal “Toninho Mendes” |
Assembleia eleitoral | 10/03/2018 – Das 14h00 às 18h00 – Centro Cultural Municipal “Toninho Mendes” |
Publicação do resultado | 14/03/2018 – Diário Oficial |
Composição Atual Conselho | Clique Aqui
Resultado do Processo Eleitoral | Clique Aqui
Cronograma do Processo Eleitoral | Clique Aqui
Portaria nº 1345 – Comissão Regulamentadora | CLIQUE AQUI
Constitui a Comissão Regulamentadora para fins de disciplinar a eleição dos membros da sociedade civil que virão a integrar o Conselho Municipal de Cultura.
Decreto nº 14086 – 4 de agosto de 2017 | CLIQUE AQUI
Regulamento que disciplina a eleição dos membros da sociedade civil que integrarão o Conselho Municipal de Cultura.
LEI COMPLEMENTAR Nº 398, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2016 | CLIQUE AQUI
Projeto de autoria do Prefeito Municipal Dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura de Taubaté e dá outras providências.