Carnaval 2016 | Homenageados

01_ aldaAlda Palm Garrido foi a grande dama do teatro brasileiro nascida em Taubaté no dia 19 de agosto de 1896. Seu pai, João Serapião Palm era pintor de quadros e poeta. Foi uma autodidata de extraordinária interpretação no teatro amador de Taubaté, conquistando o título de uma das maiores glórias do Teatro Nacional. Desempenhou um dos maiores papéis de sua vida teatral, quando viveu a figura profundamente humana e impressionante de “Dona Xepa”. Foi casada com o ator Américo Garrido, filho do consagrado teatrólogo Eduardo Garrido. Faleceu em 08 de dezembro de 1974.




02_ emilioEmílio Amadei Beringhs nausceu em Taubaté no dia 19 de julho de 1899. Ainda menino trabalhou na CTI (Companhia Taubaté Industrial). Foi jornalista, escritor, radioamador, precursor da radiodifusão no Vale do Paraíba, fundador da Rádio Difusora de Taubaté, sócio fundador e diretor do Aero Clube de Taubaté, colaborador da Casa Assistencial do Serviço de Proteção à Criança. Escreveu o livro “Conversando com a Saudade”. É de sua autoria a Bandeira de Taubaté. Emílio faleceu em Taubaté no dia 30 de junho de 1989.





03_ liaLia Borges de Aguiar nasceu em Taubaté no dia 30 de abril de 1927. Iniciou como cantora passando a seguir para o ramo de rádio-teatro. Participou da primeira telenovela da televisão brasileira “Sua vida me pertence”. Foi a primeira apresentadora da televisão brasileira, com o Programa “Encontro entre Amigos”, que ficou no ar por muitos anos sempre no horário nobre. Lia faleceu em Piedade (SP) no dia 08 de junho de 2000.







04_ lobatoJosé Bento Monteiro Lobato nasceu no dia 18 de abril de 1882 em Taubaté. Filho de José Bento Marcondes Lobato e Olympia Augusta Monteiro Lobato, foi escritor, fotógrafo, empresário, fazendeiro, promotor público e desenhista/caricaturista. Ele foi um dos grandes nomes da literatura infantil brasileira, sendo autor de obras clássicas como “O Sítio do Pica-pau Amarelo”. Foi membro da Academia Paulista da Letras e também foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (mas recusou a cadeira). Precursor do Movimento Editorial Brasileiro, pois antes dele os livros eram impressos em Portugal. Lobato faleceu em São Paulo no dia 4 de julho de 1948.




05_ clodomiroClodomiro Amazonas nasceu em Taubaté no ano de 1883. Foi pintor e restaurador, iniciando na pintura aos 16 anos. Realizou as restaurações em telas e afrescos do Convento Santa Clara. Em 1906 passou a viver em São Paulo. Ele foi um dos fundadores do Salão Paulista de Belas Artes, em 1934. Tornou-se pintor de paisagens paulistanas, utilizando óleo, aquarela, carvão e pastel. Clodomiro faleceu no ano de 1953 na cidade de São Paulo.







06_ genyGeny Marcondes nasceu em Taubaté no dia 05 de maio de 1916. Foi criadora e diretora do Reino Infantil, primeiro programa dedicado às crianças da radiodifusão brasileira, e responsável pelo arranjo de “A banda de Chico Buarque”, vencedora do festival MPB 1966. Ela também foi diretora musical do revolucionário “Teatro Opinião”. Lançou músicos como Maria Bethânia e Milton Nascimento. Geny faleceu em 30 de janeiro de 2011, aos 94 anos.







07_ mazzaropiAmácio Mazzaropi nasceu em São Paulo (SP) no dia 09 de abril de 1912. Foi ator, produtor e cantor. Sua filmografia data do período de 1952 a 1980, constando de 32 filmes ao todo. Seu 33º filme, Maria Tomba Homem, nunca seria terminado. Depois de 26 dias internado, Mazzaropi morreu no dia 13 de junho de 1981, vítima de um câncer na medula óssea aos 69 anos de idade no Hospital Albert Einstein de São Paulo. O artista foi enterrado na cidade de Pindamonhangaba, no mesmo cemitério onde seu pai já repousava.







08_ cesidioCesídio Ambrogi nasceu em Natividade da Serra no dia 22 de maio de 1893. Em 1904 mudou-se com a família para Taubaté. Em 1911 viajou para a Itália onde cursou Engenharia na Régia Universidade de Piza. Foi construtor, jornalista, poeta, inspetor federal da Escola Washington Luis de Taubaté. Foi também presidente da Sociedade Taubateana de Ensino da qual foi também um dos fundadores. Casado em segundas núpcias com a professora Lygia Fumagalli Ambrogi. Cesídio faleceu em junho de 1974.







09_ cariocaIvan Paulo da Silva, conhecido como Maestro Carioca, nasceu no dia 19 de dezembro de 1910 em Taubaté. É Fundador da Ordem dos Músicos e um de seus trabalhos mais notáveis é de ter tornado possível a criação das famosas “calçadas musicais” do Bairro Vila Izabel, RJ, em homenagem a Noel Rosa. Maestro Carioca, que gravou mais de 30 álbuns, escreveu arranjos e dirigiu para diversas gravadoras, exercendo a atividade em estúdios até 1991, quando veio a falecer no Rio de Janeiro.






10_ anacletoAnacleto Rosas Junior nasceu em 18 de julho de 1911 em Mogi das Cruzes. Foram seus parceiros de composição: Tonico, Serrinha, Ado Benatti, Arlindo Pinto, entre outros. Um de seus maiores sucessos foi o valseado “Os Três Boiadeiros”. Outro grande sucesso de Anacleto Rosas Júnior foi “Aparecida do Norte”, em parceria com Tonico. Ele foi o primeiro compositor a homenagear a cidade e a Santa Padroeira do Brasil. Anacleto faleceu em Taubaté no dia 4 de fevereiro de 1978, e um ano antes ele recebeu o título de “Cidadão Taubateano” em 1977.






11_ campelloCelia Benelli Campello, conhecida como Celly Campello, nasceu na capital paulista no dia 18 de junho 1942 e foi criada em Taubaté. Sergio Benelli Campello (Tony Campello), irmão mais velho de Celly, nasceu em 24 de fevereiro de 1936, e assim como a irmã nasceu na capital e veio viver no interior paulista. Celly começou sua carreira precocemente, desde pequena mostrava talento no rádio, com programa na Rádio Cacique e Difusora de Taubaté. Aos quinze anos de idade (1958) gravou o primeiro disco em São Paulo. Tony Campello a acompanhou em boa parte da carreira como cantora e atriz. Em 1959 estreou um programa próprio ao lado do irmão, intitulado Celly e Tony em Hi-Fi, na Rede Record, o qual apresentou por dois anos.





12_hebeHebe Camargo nasceu em Taubaté no dia 8 de março de 1929. Filha de Fêgo Camargo (Segesfredo Camargo), foi cantora, atriz, apresentadora e humorista, sendo considerada a “Rainha da Televisão Brasileira”. Faleceu em 29 de setembro de 2012.












13_guisardMagdalena Guisard nasceu em Taubaté no dia 26 de novembro de 1914. Filha do pianista Bernardino Querido, Magdalena tomou parte em um concurso no Teatro Municipal de São Paulo aos 6 anos de idade. Foi pianista, acordeonista, cantora e compositora, apresentou-se no programa de calouros do compositor Ary Barroso na radio Nacional. Casada com Dr. Juarés Guisard, que foi politico e prefeito de Taubaté, Magdalena foi maestrina e organizadora da Orquestra da Companhia Taubaté Industrial – CTI. Magdalena morreu 13 de maio de 1956.








14_ soniaMyriam Reis Marengo (Sônia Carvalho) nasceu na capital paulista em 27 de fevereiro de 1914. Ela foi cantora popular pertencente ao cast artístico da Rádio Educadora de São Paulo. Dotada de uma voz e interpretação notáveis, adotou o nome artístico de Sônia Carvalho. Após se casar com Bruno Marengo (Diretor da Cia Fabril de Juta), Sonia largou a carreira artística e mudou-se com o marido para Taubaté. Sônia faleceu em 11 de maio de 1988.







15_ meireAntônia Maria Pavão nasceu em Taubaté no dia 2 de junho de 1948. Filha do professor de violão, pesquisador de folclore e compositor Teotônio Pavão, iniciou a carreira no conjunto vocal Alvorada, criado e dirigido por seu pai. Em 1964 gravou o primeiro disco solo e no mesmo ano apresentou-se com sucesso em programas de TV no Rio de Janeiro. Se tornou uma das principais vocalistas da primeira geração do rock brasileiro. Meire Pavão morreu no dia 31 de dezembro 2008, vítima de insuficiência respiratória decorrente de um câncer.







16_ fegoSegesfredo Camargo, conhecido como Fêgo Camargo, nasceu em Taubaté no ano de 1888. Ele foi criado numa família de musicistas. Casou-se com Dona Esther Magalhães Camargo, teve os filhos: Fêgo, Estela, Maria Aparecida, Paulo, Lourdes e Hebe. Fêgo Camargo foi um dos fundadores do “Ginásio do Estado”, hoje E.E. Monteiro Lobato. A família, em 1943, foi para São Paulo, onde Fêgo fez muito sucesso nas rádios. Fêgo faleceu no dia 7 de outubro de 1971, aos 83 anos de idade, no Hospital São Camilo, em São Paulo.







17_justinoSebastião Justino de Faria, conhecido como Mestre Justino, nasceu em 15 de maio de 1932, em Redenção da Serra. Pintor, desenhista e muralista, Mestre Justino foi autodidata. Residiu em Taubaté a maior parte de sua vida, lecionou arte na Escola Municipal de Arte de Guaratinguetá, Oficina de Arte em Jacareí, e na Escola de Música, Artes Plásticas e Cênicas “Maestro Fêgo Camargo”. Mestre Justino faleceu no dia 21 de abril de 1994 em Taubaté e está sepultado em sua cidade natal.







18_jauBenedito Ribeiro, conhecido como Mestre Jaú, nasceu em Taubaté no dia 6 de agosto de 1933. Foi metalúrgico, poeta e compositor. Autodidata, é considerado um dos mais expressivos intelectuais taubateanos na contemporaneidade. Compôs em torno de 150 músicas de diferentes gêneros, mas principalmente marchinhas, sambas-enredos, samba de quadra. Mestre Jaú faleceu em Taubaté no dia 7 de novembro de 2008.







19_georginaGeorgina de Moura Andrade Albuquerque nasceu em Taubaté no dia 4 de janeiro de 1885. Ela foi pintora e professora. Aos 15 anos, iniciou sua formação artística com o pintor italiano Rosalbino Santoro. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1904, matriculou-se na Escola Nacional de Belas Artes – Enba. Entre 1952 e 1954, exerceu o cargo de diretora da Enba (Escola Nacional de Belas Artes). Georgina faleceu no dia 28 de agosto de 1962 na cidade do Rio de Janeiro.







20_fabianoAnderson Fabiano nasceu em Taubaté no dia 9 de agosto de 1926, filho do Dr. Fabiano Sobrinho. Pertenceu ao quadro de funcionários da Secretaria da Fazenda, junto à Delegacia Tributária de Taubaté. Sua vocação para a pintura surgiu aos dez anos de idade. Frequentou a Escola do Povo, fundada por Portinari. Fundou em Taubaté a Escola de Desenho e Pintura. Seus trabalhos são encontrados além do Brasil: Uruguai, Argentina, Nova Delhi (Índia), etc. O artista faleceu em São Paulo no ano de 1979.







21_escolasticaProfessora, pianista e compositora, Escolástica Vieira integrou a primeira diretoria do Conservatório Musical de Taubaté. Em sua homenagem, foi dado nome a praça próxima a Av. Marechal Deodoro, em 13 de junho de 1967.











22_joseConsagrado maestro, compositor e professor, foi a grande expressão da música popular taubateana, nas primeiras décadas deste século. Atuou nas corporações musicais “Filarmônica Taubateense” e “João do Carmo” como músico e regente.











23_jaciraJacira Manara nasceu em Taubaté no ano de 1928. Foi professora e cantora, e ainda jovem venceu o concurso “A mais bela voz de São Paulo” pelas Emissoras Associadas Paulistas. Pertenceu ao cast artístico da ZYA-8- Rádio Difusora de Taubaté, casando-se em 1952 com Casemiro Nardi, abandonando aos poucos a vida de cantora após o casamento. Apelidada por Ary Barroso de “Uirapuru do Vale”, a cantora fez sucesso regional e foi uma das grandes atrações da nossa rádio em seus tempos áureos.







24_penzoMaestro Antonio Orestes Penzo é compositor nascido em Veneza, Itália, radicado na cidade Taubaté no inicio do século XX. Imigrante Italiano, foi Maestro, professor e compositor insigne, que atuou intensamente em brilhante fase musical de Taubaté de outrora. Era regente da afamada “Filarmônica Taubateense”.











25_mariaMaria Morgado de Abreu nasceu em Taubaté no dia 10 de fevereiro de 1919. Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, notabilizou-se durante toda sua vida como folclorista, historiadora e museóloga. Incansável pesquisadora, escreveu diversos trabalhos como a primeira responsável pelo curso de História do Vale do Paraíba na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (atual Departamento de História e Letras da Universidade de Taubaté). Ela publicou, entre outros trabalhos, “Aspectos do Folclore em Taubaté” (1970) livro que primeiro revelou o trabalho das figureiras da Rua Imaculada. Era membro do Instituto de Estudos Valeparaibanos (I.E.V.), da Academia Taubateana de Letras (A.T.L.) e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo I.H.G.S.P. A professora faleceu em 21 de julho de 2008.

Pular para o conteúdo