É um projeto municipal criado para atender às demandas de pessoas que apresentam distúrbios da comunicação, realizando o diagnóstico e reabilitação desses indivíduos. Tem como objetivo oferecer diagnóstico precoce, atendimento e tratamento nas áreas dos distúrbios da comunicação, em seu nível secundário, com ações primárias de atenção à saúde pública, visando à inserção desses indivíduos, de forma plena, no contexto social, educacional e profissional.
O atendimento é feito a munícipes de Taubaté, de qualquer faixa etária, que apresentem alterações de comunicação — atraso de linguagem, distúrbio fonológico, gagueira, voz, fissura labial e fenda labiopalatal, e motricidade orofacial — ou necessidades de exames auditivos, como audiometria, imitanciômetro e emissões otoacústicas.
Fluxo: a demanda ambulatorial do Fonem é referenciada pela rede básica municipal (PAMOs/ESF, projetos, SMOM, Policlínica).
Triagem: todos os pacientes chegam ao Fonem por meio de encaminhamento da Rede Municipal. A secretaria recebe o encaminhamento e explica ao paciente e/ou responsável que ele passará por um processo de triagem (avaliação com fonoaudióloga/ médico otorrinolaringologista e exames auditivos). Com esses dados, define-se o diagnóstico e o paciente é incluído na lista de espera de um dos ambulatórios, conforme a especialidade.
Ambulatórios de Especialidades do Fonem:
– motricidade orofacial
– linguagem
– voz
– gagueira
– fissura labial e fenda palatina
– paralisia facial periférica
Os pacientes com comprometimento neurológico e com perdas auditivas não fazem parte do quadro de atendimento do Fonem e são encaminhados a outros projetos da Prefeitura.
O projeto conta com uma equipe de apoio composta por psicólogo, assistente social e otorrinolaringologista. Quando necessário, o paciente é reencaminhado ao ambulatório de audiologia.
Exames auditivos: são realizados mediante encaminhamento de médico dos seguintes serviços (com agendamento pela Central de Vagas): Policlínica, pediatras dos PAMOs, Hospital São Camilo, Santa Casa de Pindamonhangaba (novo da orelhinha) e Smom.
Casos específicos de outros projetos — como Madre Cecília, Mãe Taubateana e Integra/Ativa — são agendados diretamente no Fonem, com o devido encaminhamento. Os pacientes são orientados a retornar, com o exame em mãos, ao serviço que realizou o encaminhamento.
Endereço: Avenida dos Bombeiros, 615 – Jardim Mourisco
Telefone: (12) 3621-9888
Horário de atendimento: das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30
e-mail: fonempmt@hotmail.com