CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA – CONSEG

Diretoria do Conseg para o Biênio 2023/2025

• Presidente: Jacira Carlos dos Santos
• Vice Presidente: Lucas Alves de Souza
• 1° Secretaria: Isadora Alexandrina dos Santos Leite
• 2° Secretário: Jackson Silva da Fonseca
• Diretor Social: Jurandir Carlos dos Santos

Local da Reunião

5° BPM/I General Salgado
Av. Independência n° 274
Vila Jaboticabeiras

No horário das 19:30, sempre a 1° segunda-feira de cada mês, exceto quando for feriado fica para a próxima segunda-feira.

 

História do CONSEG

Os CONSEG’s foram criados através do Decreto Estadual nº 23.455, de 10 de maio de 1985, e regulamentado pela Resolução SSP-37, de 10 de maio de 1985, e aperfeiçoada, criada a função de Coordenador Estadual dos CONSEG’s, para Assuntos dos Conselhos Comunitários de Segurança. Pelo Decreto Estadual nº 25.366, em 11 de junho de 1986.
Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, Coronel PM Temístocles Telmo Ferreira Araújo.
Os CONSEG’s, em sua fundação, foram implantados em 522 municípios (municípios populosos admitem mais de um conselho). São 90 CONSEG’s na capital, 63 na região metropolitana e 272 no interior e litoral, totalizando 425 conselhos. Novos CONSEG’s têm sido homologados pela Segurança Pública. Os Líderes comunitários interessados em participar do CONSEG, devem procurar o Conselho de seu bairro ou município.
A participação da comunidade como um todo é essencial para que a parceria entre a Polícia Civil e a Polícia Militar tenham êxito na prevenção ao combate a criminalidade. E os CONSEG’s exercem papel importante nesta política de governo.

 

O QUE SÃO OS CONSEG’s

Os CONSEG’s foram criados através do Decreto Estadual nº 23.455, de 10 de maio de 1985, sendo inicialmente regulamentados pela Resolução SSP-37, de 10 de maio de 1985, e aperfeiçoados, pela Resolução SSP nº 013, de 28 de fevereiro de 2018.
Por definição, os CONSEG’s são entidades compostas por grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Cada Conselho é um instrumento de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.
Para alcance das diretrizes propugnadas no Decreto, a Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do correspondente ao bairro ou município.
Na sua essência, os Conselhos desenvolvem as reuniões ordinárias mensais no período noturno, em imóveis públicos ou de uso comunitário que, preferencialmente, não sediem unidade policial, seguindo uma pauta padrão, dentro de uma agenda prévia definida por calendário anual. Além de ser um canal fomentador de orientação e prevenção primária no que se refere à segurança pública.
Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEG’s representam, atualmente, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.
Segue em anexo foto do 5°BPM/I General Salgado.

 

Contatos
Página Facebook Conseg – Taubaté
e-mail: consegtaubate@hotmail.com

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