Primeira edição da Conferência Municipal de Meio Ambiente de Taubaté acontece nesta quarta

Primeira edição da Conferência Municipal de Meio Ambiente de Taubaté acontece nesta quarta

Nesta quarta-feira será realizada a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. O evento é promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente.

A conferência, que possui cinco eixos, tem como objetivo fomentar o engajamento da população na construção de propostas para o enfrentamento da emergência climática. Para isso serão elaboradas e encaminhadas 10 propostas prioritárias (duas por eixo temático) para a Conferência Estadual do Meio Ambiente, além de ser eleita a delegação que representará Taubaté na etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.

Os temas dos eixos são: Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental.

Quem não se inscreveu antecipadamente pode realizar sua inscrição presencialmente no evento, das 8h às 9h. Não deixe de participar e contribuir para o futuro do meio ambiente e para a qualidade de vida de todos.

O evento é gratuito e acontece nesta quarta-feira (22), das 8h às 17h, no parque do Sedes (Sistema Educacional de Desenvolvimento Social), localizado na avenida Amador Bueno da Veiga, 220, Jardim Ana Rosa.


PROGRAMAÇÃO.

As atividades programadas para a Conferência contam com palestras, grupo de trabalho e propostas no período da manhã. Já durante a tarde acontecerá a plenária para escolha das propostas de ação e eleição dos delegados.


Conheça os palestrantes de cada eixo temático:
Eixo I – Mitigação:
Christopher Cunningham, doutor pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e pesquisador na especialidade climatologia do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais);
Eixo II – Adaptação e Preparação para Desastres: Larissa Antunes, pesquisadora na especialidade hidrologia do Cemaden;
Eixo III – Transformação Ecológica: Willian José Ferreira, doutor em geofísica espacial pelo Inpe, professor do mestrado em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental da Unitau (Universidade de Taubaté), pesquisador em hidrologia, gestão de recursos hídricos e educação para o desenvolvimento sustentável;
Eixo IV – Justiça Climática: Ademir Pereira dos Santos, arquiteto e urbanista, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo e pesquisador do mestrado e doutorado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Unitau. Coordena o projeto de extensão “Centro de Estudos em Planejamento e Desenvolvimento Urbano”, convênio entre Prefeitura e Universidade;
Eixo V – Governança e Educação

Ambiental: Rachel Trajber, doutora em Antropologia e Linguística, coordena o programa Cemaden Educação: rede de escolas e comunidades na prevenção de desastres.


Confira a programação:
8h – Recepção e credenciamento
8h45 – Abertura oficial da Conferência
9h35 – Palestra: Dr Christopher Cunningham
10h20 – Grupo de trabalho e propostas
14h30 – Plenária
15h45 – Apresentação dos candidatos a delegados
16h – Eleição dos delegados e Encerramento

(Foto: Divulgação / PrefTaubaté)