10 jan 2025 Prefeitura de Taubaté debate ações de combate a dengue
Membros do Comitê de Combate à Dengue da Prefeitura de Taubaté reuniram-se na sede do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) nesta quinta-feira (9) para discutir ações preventivas de combate ao mosquito Aedes aegypti, além de apresentar um balanço das ações desenvolvidas pelos profissionais no ano passado.
Participaram do encontro representantes das Secretarias de Saúde, Educação e Segurança Pública, além de membros do Conselho Municipal de Saúde. A reunião também contou com a participação da secretária de saúde, Dra Rosana Gravena; do diretor de Atenção à Saúde, Marcelo da Silva Gash; e da diretora de Assistência à Saúde, Lisbeth Almeida.
A reunião teve como objetivo alinhar informações, destacar os pontos positivos e os maiores desafios a fim de desenvolver uma força tarefa, principalmente nesse primeiro semestre, período considerado mais crítico em razão do grande volume de chuvas — o que facilita a proliferação do mosquito.
A secretária de Saúde destacou a importância dos trabalhos preventivos para evitar números elevados de casos e mortes, como os registrados no ano passado. “Estamos unindo forças para o combate à dengue. A prevenção é fundamental para evitar números altos como o que aconteceu no ano passado, principalmente no primeiro trimestre”, afirmou Dra Rosana.
O coordenador do CAS, José Antônio Cardoso, presidiu a reunião e informou que 95% dos criadouros do mosquito da dengue estão dentro dos imóveis, além de ressaltar que a população exerce função importante para a diminuição dos números. “O apoio da população é essencial. A maioria das pessoas tem conhecimento das formas de evitar a proliferação do mosquito, só precisamos colocar em prática todas as ações e incluir na rotina”, disse.
A expectativa é que o comitê se encontre mensalmente ao longo deste primeiro semestre para dar continuidade aos trabalhos de prevenção, acompanhar a evolução dos casos na cidade e assim direcionar as medidas necessárias.
BALANÇO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO CAS em 2024
Denúncias recebidas: 3.907
Denúncias resolvidas: 3.694
Resolutividade: 93,5%
Cata Treco (Secretaria de Saúde)
Volume recebido: 118.200 kg
Notificações: 333
Multas aplicadas: 97 ao todo, sendo 30 por presença de criadouros
Número de imóveis trabalhados/vistoriados: 130.705, incluindo visitas, controle de criadouros, nebulizações, Avaliação da Densidade Larvária, entre outras ações.