08 nov 2024 MUSEU DE TAUBATÉ RECEBE EXPOSIÇÃO COM OBRAS SOBRE AS DORES DAS MULHERES
A Área de Museus de Taubaté realiza a abertura oficial da exposição “A Via Dolorosa de Cada Uma”, da artista visual Maria Oliveira, no dia 8 de novembro, sexta-feira. O evento será às 18h30, na Pinacoteca Anderson Fabiano.
Sob a curadoria de Oscar D’Ambrósio, especialista em Educação, Arte e História da Cultura, esta exposição busca sensibilizar o público sobre a importância da valorização, respeito e dignidade da mulher.
Com um total de 30 obras, a exposição se divide em duas partes: 15 obras que ilustram as dores das mulheres, inspiradas na Via Sacra, e 15 representações de Jesus e Maria, pintadas em 2022 durante a residência da artista em Sevilha, Espanha, ao lado do renomado pintor José Luis Castrillo de Guzmán.
“A Via Dolorosa de Cada Uma” aborda questões urgentes que afetam as mulheres, como o aprisionamento doméstico, exploração sexual, trabalho análogo à escravidão, violência de gênero, depressão, intolerância religiosa e feminicídio. O projeto é fundamentado na Via Sacra de Jesus, mas direciona seu foco para as dores universais das mulheres, transcendendo etnias, crenças e status social.
A exposição contará com acessibilidade, oferecendo audiodescrição para deficientes visuais através de QR Codes em todos os materiais expostos.
A Pinacoteca Anderson Fabiano fica na avenida Tomé Portes Del Rei, 925, Vila São José. A visitação acontece de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados e domingos, das 11h às 16h.
INTERATIVIDADE
Os visitantes poderão participar de uma atividade interativa, respondendo com post-its à pergunta: “Qual das imagens da exposição ‘A Via Dolorosa de Cada Uma’ você prefere?” Além disso, receberão cartões postais de três obras como lembrança especial.
SORTEIO
No último dia da exposição, um sorteio ao vivo premiará um dos visitantes com uma impressão em fine art da obra “Recomeçar”, que inclui moldura, vidro e certificado de autenticidade. Para o sorteio será utilizada a numeração do livro de registo de frequência .,
A ARTISTA
Maria Oliveira é uma artista autodidata de São Paulo, radicada no Rio de Janeiro desde 1974, com uma trajetória artística que se intensificou a partir de 2018. Suas obras exploram temas do cotidiano, socioculturais, memórias afetivas e arte religiosa.
Com participações em exposições e concursos internacionais, suas obras estão presentes em importantes acervos, incluindo a Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu e o Museu Histórico “Dr. Renato Cordeiro”, em Birigui. Recentemente, sua obra “Hope” foi premiada em um concurso internacional promovido pela conceituada empresa de papel artístico Hahnemühle.