Flagrado por câmera, homem é preso pela Ronda Ostensiva ao tentar furtar TV de escola na Estiva
A GCM (Guarda Civil Municipal) de Taubaté prendeu, na madrugada desta sexta-feira (12), um homem de 43 anos flagrado pelas câmeras de uma escola no bairro Estiva, enquanto tentava furtar um televisor da unidade.
Por volta de 2h, os operadores do CGI (Centro de Gestão Integrada) identificaram uma movimentação suspeita dentro da escola Dr. Quirino e acionaram rapidamente as equipes em patrulhamento. Uma equipe da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) conseguiu abordar o invasor e recuperar o equipamento. O homem foi conduzido à Delegacia, onde teve a prisão em flagrante confirmada.
O caso reforça o impacto positivo do monitoramento por câmeras nas escolas municipais de Taubaté, que integra tecnologia ao patrulhamento constante. Entre janeiro e agosto deste ano, a GCM realizou mais de 7.500 rondas escolares, ampliando em 22,7% a presença das equipes nas unidades de ensino.
Preservação do patrimônio público
Até agosto, a GCM já realizou mais de 5 mil abordagens, com 79 detidos colocados à disposição da Justiça e mais 35 foragidos localizados e presos. Nesse mesmo período, os furtos em bens públicos caíram de 18 registros em janeiro para 13 em agosto, cerca de 28% de redução, enquanto as tentativas de furto tiveram queda ainda maior: de 6 para apenas 1, uma redução de 83%.
A Guarda Civil Municipal pode ser acionada pelo telefone 153, e a Polícia Militar pelo 190, ambos disponíveis 24 horas.