Equipes atuam para conter danos após temporal, e Defesa Civil mantem alerta para novas chuvas em Taubaté

Equipes da prefeitura estão mobilizadas para atendimento à população após uma forte chuva que atingiu Taubaté na tarde desta quarta-feira (18).

Equipes atuam para conter danos após temporal, e Defesa Civil mantem alerta para novas chuvas em Taubaté

Equipes da prefeitura estão mobilizadas para atendimento à população após uma forte chuva que atingiu Taubaté na tarde desta quarta-feira (18). A Defesa Civil do município alerta para a previsão de mais chuvas na noite desta quarta-feira (18) e nos próximos dias. Mesmo com menor intensidade, há condição para novas pancadas isoladas que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas, exigindo atenção da população.

A cidade foi atingida por forte temporal na tarde desta quarta-feira, com registro de 20,4 milímetros de chuva e rajadas de vento de aproximadamente 28 km/h. Durante o temporal, foram emitidos dois alertas severos via Cell Broadcast para os celulares da população, orientando sobre a adoção de medidas de segurança.

Foram registradas 37 ocorrências para atendimento das equipes, sendo 31 quedas de árvores em diferentes bairros da cidade e três registros de danos em estruturas até o fim da chuva, além de vistorias e monitoramentos. Esse número pode ser atualizado conforme novos acionamentos ao telefone de emergência 199 da Defesa Civil forem realizados pela população.

Condições do tempo

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências do Estado, a frente fria que atua sobre o Estado de São Paulo ainda mantém condições para pancadas de chuva isoladas na quinta-feira (19), algumas podendo ser de intensidade moderada a forte.

Para sexta-feira (20) e os próximos dias, a previsão indica retorno do padrão típico de verão, com sol pela manhã e possibilidade de pancadas isoladas entre a tarde e o início da noite, podendo ocorrer de forma intensa em curto período, como foi o caso do temporal desta quarta-feira.

Orientações de segurança

Diante das previsões, é importância que a população permaneça atenta às condições do tempo e adote medidas preventivas, como evitar áreas com risco de queda de árvores, não se abrigar sob estruturas frágeis, manter distância de fios caídos e não enfrentar enxurradas.

A Defesa Civil de Taubaté também orienta que moradores de áreas próximas a passagens hídricas e córregos redobrem a atenção ao aumento do volume de água, especialmente em caso de chuva persistente.

Canais de emergência

Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. É importante também que a população fique atenta aos alertas severos enviados aos celulares pela Defesa Civil. Já para receber alertas via SMS, basta enviar o CEP para o número 40199.

 

Conteúdos Relacionados