Prefeitura recebe apoio do Exército para ações nas estradas rurais
Aproximadamente 25 militares do Exército realizaram serviços de desobstrução nesta quarta-feira (4) em duas estradas rurais bastante afetadas pela forte chuva registrada no domingo (1).
Aproximadamente 25 militares do Exército realizaram serviços de desobstrução nesta quarta-feira (4) em duas estradas rurais bastante afetadas pela forte chuva registrada no domingo (1).
Equipes do Cavex (Comando de Aviação do Exército) e do 2º Batalhão de Engenharia de Combate Borba Gato, de Pindamonhangaba, atuaram nas estradas dos Remédios e do Pouso Frio, em apoio aos serviços desenvolvidos por profissionais da Secretarias de Obras.
Os militares do Batalhão Borba Gato realizaram a desobstrução de uma ponte localizada na estrada dos Remédios, que estava obstruída, quase que totalmente, em razão do grande volume de galhos, entre outros materiais, acumulados e atrapalhando o fluxo da água.
Já na estrada Pouso Frio, soldados do Cavex auxiliaram no corte de galhos e árvores, que caíram durante a chuva e estavam obstruindo a passagem dos dos moradores da região.
A mobilização conta ainda com a utilização de equipamentos diversos, viaturas e caminhões usados para o recolhimento e transporte dos resíduos retirados.
O empenho dos militares vem complementar o trabalho desenvolvido pelas secretarias municipais, que desde o último domingo seguem no atendimento das ocorrências em vários pontos da cidade.
ESTRADAS RURAIS
Desde o início desta semana, diversas equipes da Secretaria de Obras estão atuando nas áreas mais atingidas pela chuva de domingo, tanta na área urbana como na zona rural.
As equipes atenderam situações de emergência, como quedas de barreiras e de árvores nas estradas Pouso Frio, João Pasin e Sete Voltas, de onde foram retiradas cerca de 40 barreiras, que estavam atrapalhando a circulação de moradores.
Duas pontes localizadas em trechos das estradas Malacacheta e Pouso Frio foram vistoriadas por agentes da Defesa Civil, acompanhados por profissionais da Secretaria de Obras na terça-feira (3).
A ação desenvolvida de forma emergencial teve como objetivo avaliar as estruturas danificadas para que medidas cabíveis possam ser tomadas a fim de restabelecer a normalidade das estradas.
As áreas estão com tráfego interrompido e sinalizadas. A Secretaria de Obras solicitará ao Governo do Estado recursos para a realização das obras necessárias.
Forte chuva no dia 1º
Taubaté registrou uma forte chuva no domingo (1º), quando foram contabilizados 77 milímetros de chuva, em um curto período de tempo. O número corresponde a cerca de 62% de todo o volume registrado em fevereiro do ano passado, que atingiu a marca dos 123,8 milímetros.
A população pode colaborar com as famílias afetadas pela chuva. No momento, há necessidade de colchões, produtos de limpeza, móveis e eletrodomésticos, com prioridade para sofás, armários, geladeiras e fogões, além de produtos de higiene pessoal.
Tanto as famílias que necessitam de apoio quanto as pessoas interessadas em realizar doações devem entrar em contato pelo WhatsApp do Fussta, no número (12) 99185-9193, canal oficial para orientações, triagem e encaminhamentos.
As cestas básicas podem ser entregues no Banco de Alimentos, localizado na rua Pasqua Scalzoto Pastorelli, nº 70, no Jardim das Nações. Já as doações de materiais, móveis e eletrodomésticos devem ser encaminhadas à sede do Fussta, na estrada do Pinhão, nº 243, no bairro Santa Fé.