Projeto Astronomia no Sítio promove noites de observação do céu em escolas municipais

O Projeto Astronomia no Sítio promove, no início de setembro, noites de observação astronômica em escolas municipais de Taubaté.

Projeto Astronomia no Sítio promove noites de observação do céu em escolas municipais

O Projeto Astronomia no Sítio promove, no início de setembro, noites de observação astronômica em escolas municipais de Taubaté.

As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, mas estão sujeitas às condições climáticas. Nas oportunidades, vai ser possível observar constelações, a Lua e outros astros, por meio do uso de telescópios.

Na segunda-feira (1), das 18h às 19h30 na EMEF Prof. José Ezequiel de Souza, estudantes e interessados poderão participar da sessão de observação com o monitoramento do prof. Paulo Dimas de Campos Silva, coordenador do projeto. No dia seguinte, terça-feira (2), a atividade acontece na Santa Luzia Rural, das 17h30 às 19h, sob supervisão e orientação do docente.

Sobre o projeto

O Astronomia no Sítio teve início em 2013 e foi instituído no sistema municipal de ensino em 2024, por meio de portaria que garantiu a regulamentação e funcionamento contínuo do projeto. É desenvolvido na EMIEF Sargento Everton Vendramel de Castro Chagas, no Residencial Sítio Santo Antônio, e tem como objetivo ensinar, promover e oportunizar que alunos e comunidade escolar tenham acesso e interesse de investigação desta ciência tão cativante.

Entre as atividades promovidas estão observação dos astros com telescópios, sessões de planetário, aulas, palestras, experimentos e feiras de astronomia, formação de professores, caça aos asteroides, além do incentivo à participação em olimpíadas do conhecimento, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra Brasileira de Foguetes.

Conteúdos Relacionados