Como AGREGAR VALOR ao seu serviço
Aprenda técnicas simples para vender produtos ou serviços de maior valor.
Saiba como entender as necessidades e dores dos clientes, aumentar preços por meio de vendas adicionais e utilizar estratégias online para fortalecer sua autoridade. Descubra dicas valiosas para prever lucros e melhorar sua estrutura de preços.
Agregar valor à empresa diz respeito à experiência oferecida e aos sentimentos causados pelas marcas nas pessoas, e está diretamente relacionado à sua força no mercado.
É o que permite que a empresa mergulhe em outros segmentos, lançando até mesmo o próprio streaming de filmes e séries sem precisar construir uma marca do zero para isso.
Assim, a maneira de agregar valor pode variar conforme o objetivo e posicionamento da marca, porém existem três tipos principais de valor de marca que podem ser trabalhados em suas estratégias.
1. Valor econômico
Pode parecer óbvio, mas uma maneira de agregar valor ao produto é através do próprio preço deles, isto é, agregando valor econômico. Afinal, o custo de um produto está diretamente relacionado ao valor que os consumidores atribuem a ele.
Além disso, o valor econômico de um produto também está relacionado com o público-alvo da marca, como grifes de luxo e marcas de alta costura que têm preços elevados para conquistar um público específico, movido pela exclusividade e pelo status social.
2. Valor funcional
Ressaltar as funcionalidades de seus produtos e serviços por meio de ações de comunicação é uma forma de agregar valor funcional à marca, mas isso também pode ser feito de maneira mais tangível: criando novas funcionalidades. Por exemplo, em novembro de 2021, o grupo Meta (antigo Facebook, Inc.) acatou os pedidos de seus usuários e anunciou que o WhatsApp Web passaria por uma atualização para que pudesse ser acessado sem a necessidade de internet no celular. Essa é uma forma de usar o feedback dos consumidores para criar uma nova funcionalidade e agregar valor ao produto.
3. Valor psicológico
Agregar valor psicológico a um produto ou serviço significa despertar um sentimento positivo nos consumidores.
Um estudo da Interbrand, por exemplo, revela que 66% dos consumidores dizem que pagariam mais por itens de marcas socialmente responsáveis, um efeito da mudança no comportamento das pessoas em relação ao consumo excessivo e preocupação com o meio ambiente e a origem daquilo que compram.
1. Conheça e bem seu público
Para agregar valor é preciso conhecer o público. O valor de marca depende da percepção do consumidor, das experiências que vividas com a empresa e, claro, das características do público.
Para isso, algumas ferramentas de marketing digital podem ajudar você a compreender melhor quem é seu público e traçar estratégias mais fundamentadas para ele.
Por isso, conhecer as dores e desejos dos seus consumidores é o primeiro passo para direcionar suas estratégias de construção de marca. A partir disso, é possível personalizar sua identidade, a forma como se comunica e o próprio relacionamento com o cliente.
2. Eduque com conteúdos de valor
Você pode agregar valor ao produto adicionando algo a mais à experiência de compra, como disponibilizando recompensas após um cadastro, compra ou ativação de um aplicativo.Mostre ao consumidor que sua marca se preocupa com ele e quer valorizá-lo.
Afinal, os consumidores estão bem informados, conectados e certos do que procuram em sua experiência de compra. Segundo a SmarterHQ, 63% dos consumidores interromperam as compras com empresas que utilizavam táticas ruins de personalização. Portanto, busque inovar baseado nos gostos do seu cliente!
É o que fazemos aqui no Minu: além de possuir um catálogo com mais de 600 recompensas de diversos setores, promovemos campanhas personalizadas que visam criar experiências inovadoras com a identidade da empresa. Basta configurar seu público-alvo e objetivo no Minu.biz!
Ações como o Marketing de Recompensas funcionam porque afetam diretamente a percepção do cliente sobre a empresa, incentivando ele a comprar novamente e a indicá-la a outras pessoas. A longo prazo, esse cuidado ajuda no fortalecimento da marca.
3. Invista em programas de recompensas
Os programas de recompensas ou clubes de benefícios são ótimas maneiras de agregar valor à empresa ou produtos oferecidos aos consumidores. Eles funcionam por meio de uma mecânica de recompensas que incentiva clientes a comprarem.
Os programas de recompensas atribuem valor à experiência de compra, uma vez que fornecem benefícios exclusivos aos clientes. Além disso, em um mercado cada vez mais competitivo, marcas que oferecem programas de vantagens podem se destacar frente à concorrência.
Geralmente, esses programas agem por meio de um sistema de pontos. Assim, as pessoas recebem determinado número de pontos que podem variar de acordo com o valor de cada compra, e, depois, trocam eles por vantagens, como descontos futuros ou promoções exclusivas.
4. Trabalhe o Marketing de Relacionamento
O relacionamento com o cliente vai muito além do primeiro contato com a marca. A fidelização de clientes deve ser uma das principais metas de qualquer negócio que pretende aumentar suas vendas e agregar valor à empresa agregar valor à sua marca.
Afinal, quanto mais satisfeitos estiverem seus clientes, maiores são as chances de se tornarem promotores da sua marca. Algumas estratégias de marketing de relacionamento podem ajudar a:
- priorizar o atendimento prático;
- elaborar a experiência do cliente com a marca;
- investir em uma ferramenta de comunicação, como os CRMs;
- usar as redes sociais para manter o engajamento dos consumidores com a marca;
- apostar em estratégias de e-mail marketing que sejam data driven;
- elaborar ações de recompensas digitais.
Fontes:
SEBRAE TALKS, https://www.youtube.com/@SebraeTalks
https://www.minu.co/blog/como-agregar-valor-a-produtos-e-servicos