Como abrir uma pequena empresa? Quais são os tipos de empresa?

 

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Para se tornar um empreendedor, no entanto, é muito importante seguir passo a passo com todos os procedimentos necessários para a legalização da empresa. E para facilitar esse entendimento trouxemos o especialista em contabilidade para te mostrar de forma prática!

✔️1º passo - Contratação do Contador Para realizar todo o processo burocrático de legalização da microempresa ou EPP (Empresa de Pequena Porte), a contratação de um contador logo no início do processo é indispensável.

✔️2º passo - Definição da natureza jurídica Existem diferentes modalidades societárias para iniciar uma empresa. Confira as opções:

➡️Sem sócios: Empresa individual, Sociedade Unipessoal, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI). ➡️Com sócios: Sociedade Empresária Limitada, Sociedade Anônima.

✔️3º passo - Escolha do nome Essa é uma das decisões mais importantes na hora de abrir um negócio, afinal, o nome da empresa deve ser exclusivo, ou seja, nenhuma outra empresa pode utilizá-lo.

✔️4º passo - Escolha da atividade da empresa Com a Razão Social definida, é necessário indicar as áreas de atuação da empresa, já que a regulação e a tributação dependem desse fator.

✔️5º passo - Definição do local Nem todas as atividades podem ser exercidas em qualquer lugar. É importante verificar se há alguma vedação para a instalação de seu empreendimento no local desejado.

✔️6º passo - Elaboração do Contrato Social O Contrato Social é preferivelmente elaborado com a consulta de um contador ou advogado. É o documento mais importante ao abrir uma empresa, pois nele deve constar os objetivos do empreendimento e a descrição do aspecto societário.

✔️7º passo - Registro da empresa na Junta Comercial Antes de tudo, faça uma consulta prévia para saber se é possível abrir sua Pessoa Jurídica com o nome, as atividades e o local desejados. Você deve realizar a consulta no portal da REDESIM. Após o teste de viabilidade, chega a hora de efetuar o preenchimento do Documento Básico de Entrada (DBE). O acesso para essa etapa é pelo site da Receita Federal.

✔️8º passo - Inscrição Municipal e Estadual No caso dos municípios do REDESIM, a inscrição é automática e basta desbloquear pelo número do protocolo gerado pelo portal. Nos demais casos, é necessário verificar os trâmites com a Prefeitura do local.

✔️9º passo - Conectividade social Para fins de pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e à Previdência (FGTS), você precisa realizar a Conectividade Social no site da Caixa Econômica Federal.

✔️10º passo (opcional) - Registro da Marca Caso você queira divulgar a sua marca, é possível realizar o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Essa etapa é opcional e não faz parte do registro na Junta Comercial ou Cartório.

Fonte: SEBRAE SP, https://www.youtube.com/@SebraeTalks