Escolas municipais vencem três categorias em congresso científico da Unitau

Os trabalhos realizados pela Educação Infantil, Educação Fundamental e EPP (Equipe de Práticas Pedagógicas) de Taubaté foram premiados no XIV Cicted (Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento), realizado pela Unitau (Universidade de Taubaté). Os prêmios foram nas categorias Enic Baby, Sempre e Enic Kids.

Escolas municipais vencem três categorias em congresso científico da Unitau

Os trabalhos realizados pela Educação Infantil, Educação Fundamental e EPP (Equipe de Práticas Pedagógicas) de Taubaté foram premiados no XIV Cicted (Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento), realizado pela Unitau (Universidade de Taubaté). Os prêmios foram nas categorias Enic Baby, Sempre e Enic Kids.

A premiação foi realizada na noite da última terça-feira (16).

Os trabalhos foram desenvolvidos pelos profissionais das unidades escolares juntamente com os alunos e tiveram como resultados projetos de formação científica com o intuito de fomentar o conhecimento e ensino de qualidade.

*Conheça os trabalhos vencedores:*

Pequenos Jardineiros – Horta Vertical Semi-Hidropônica

A EMEIEF Professora Ana Silvia Paolichi Ferro – Continental foi premiada em 1º lugar do Enic Baby com o projeto “Pequenos Jardineiros – Horta Vertical Semi-Hidropônica”, o qual envolveu crianças da 1ª etapa da Educação Infantil em atividades voltadas à sustentabilidade, alimentação saudável e cuidado com o meio ambiente.

A proposta do trabalho foi a construção de uma horta vertical em sistema semi-hidropônico, montada com materiais reutilizáveis e pensada para otimizar espaços e reduzir o consumo de água. As crianças participam de todas as etapas, desde o plantio até a manutenção diária, vivenciando na prática conceitos de responsabilidade, autonomia e trabalho coletivo.

*Meditação na Educação Infantil*

A EMEIEF Mário Lemos de Oliveira – Caieiras ganhou o 2º lugar do Enic Baby com o trabalho “Meditação na Educação Infantil – estratégia otimizadora do 3º objetivo de desenvolvimento sustentável no Brasil”.

Para a realização do trabalho foi utilizado um plano de aula, com duração de cinco dias letivos, direcionado à 2ª Etapa da Educação Infantil (crianças entre 5 e 6 anos), tendo a meditação Sahaja Yoga como referência. O projeto contemplou as atividades de meditação diária, observação dos pontos frágeis da escola no que se refere à sustentabilidade, assembleia entre as crianças sobre as questões investigadas, ações que concretizaram o resultado da assembleia (criação de lista de ações, plantio, irrigação, verificação de possíveis vazamentos, devolutiva à equipe gestora e envolvimento com as famílias).

Os resultados evidenciaram um impacto significativo no desenvolvimento infantil, sendo observada uma melhora sensível na resiliência emocional das crianças, que passaram a lidar melhor com seus sentimentos e desafios, e fortalecimento do vínculo entre seus pares, uma otimização da conscientização ambiental e na relação entre a escola e as famílias.

Heróis da Inclusão

A Equipe de Práticas Pedagógicas (EPP) e a EMEI Frei Teofilo Michelaço – Shalon foram as vencedoras com o trabalho “Heróis da Inclusão”, ficando em 1º lugar na categoria Sempre. O projeto teve como base a Educação Infantil, que é um espaço fundamental para formar valores como respeito, empatia e inclusão.

Inspirados pelo Setembro Verde, a turma da 2ª etapa abordou a inclusão de forma lúdica e acessível com a ajuda da Capitã Empatia e rodas de conversa, de modo que as crianças aprenderam sobre diversidade e diferentes formas de comunicação.

Cada criança criou seu próprio super-herói inclusivo e fez uma audiodescrição transformada em QR Code. O resultado foi de muita criatividade e, principalmente, a construção de uma consciência inclusiva desde cedo.

Ser Especial: reconhecendo a beleza em cada um

A EMEF Judith Campista César venceu em 1º lugar o Enic Kids com o projeto “Ser Especial: reconhecendo a beleza que existe em cada um”, que trabalhou a construção da identidade e da autoestima, essenciais no desenvolvimento do ser humano, principalmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental, quando começam a se conhecer como pessoas únicas e, ao mesmo tempo, parte da sociedade.

O projeto foi realizado com uma turma de 30 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de trazer vivências voltadas para o desenvolvimento do autoconhecimento, da empatia e do respeito com o outro. Após a leitura do livro “Menina bonita do laço de fita” foram realizadas atividades lúdicas, como: uma carta destinada a personagem principal com elogios e curiosidades, elaboração de um cartaz em grupo elogiando pessoas especiais para os alunos e a dinâmica do “Espelho do reconhecimento e da autoestima”, cada aluno abriu a caixa e se deparou com o seu próprio reflexo no espelho, percebendo que a pessoa importante que havia ali eram eles mesmos.

Conteúdos Relacionados