Home / Destaque home / PREFEITURA INICIA PROJETO ECOMUNIDADE – COMPOSTAGEM COMUNITÁRIA

PREFEITURA INICIA PROJETO ECOMUNIDADE – COMPOSTAGEM COMUNITÁRIA

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou um novo projeto de educação ambiental, o ECOMUNIDADE – Compostagem Comunitária. O objetivo do projeto é despertar a consciência ecológica dos moradores da comunidade sobre a importância e as formas de reaproveitamento dos resíduos domésticos, em especial os resíduos orgânicos, estimulando a prática da compostagem.

 

VEJA MAIS:

 

A comunidade selecionada para iniciar o projeto pertence ao bairro Santa Tereza, abrangendo também os membros da cooperativa de reciclagem situada no bairro. As etapas iniciais do projeto envolveram visitas pelo bairro para apresentação da proposta, cadastro de famílias interessadas em participar, oficinas para ensinar a confecção de composteiras domésticas a partir de materiais que seriam descartados, distribuição de baldes para que as famílias participantes coletem os resíduos orgânicos em casa e oficina para instalação da composteira comunitária.

Na última segunda-feira, 12 de julho, a composteira comunitária foi instalada em uma área verde ao lado da Cooperativa Amigos do bairro Santa Tereza, através de um método em leira, utilizando uma técnica que apresenta vantagens de simplicidade de operação. Foram coletados pelos participantes do projeto quase 38 kg de material orgânico, em 3 dias, para inserir na composteira comunitária.

Ao todo o projeto terá duração de 4 meses na comunidade, e as próximas atividades envolvem coletas semanais dos resíduos separados pelos participantes e destinação correta da composteira. Durante essas atividades os participantes aprenderão a realizar a manutenção da composteira comunitária com o objetivo de que continuem com a prática após a finalização do projeto.

A compostagem é uma alternativa eficiente e com custo reduzido para o tratamento de resíduos orgânicos, que são transformados em composto orgânico, que é rico em nutrientes e pode aplicado no solo para realização de plantios e hortas.

Veja também

TAUBATÉ ATUALIZA OS DADOS DE COVID-19 NESTA QUARTA-FEIRA

Nesta quarta, dia 20 de outubro, os leitos de UTI do Hospital Municipal Universitário de …