UNIDADES DE SAÚDE BÁSICA E ESTRATÉGIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Endereço: Rua dos Operários, 299 – Centro

Telefone: (12) 3632-3283

e-mail: dab@taubate.sp.gov.br

 

UNIDADES DE SAÚDE BÁSICA E ESTRATÉGIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA

A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo. Abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.

As Unidades Básicas de Saúde (PAMOs e ESFs) são instaladas perto de onde as pessoas moram (de referência do seu endereço), desempenhando um papel central na garantia de acesso da

população a uma atenção à saúde de qualidade.

 

Horário de atendimento dos PAMOs/ESFs:

As Unidades de Saúde (PAMOs/ESFs) funcionam das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Os PAMOs Aeroporto, Chácara Reunidas, Independência, Mourisco e Três Marias I são de terceiro turno e funcionam das 7h às 20h30.

Os PAMOs de zona rural — Registro, Vila Velha, Pinheirinho, ESF Paiol, ESF Monjolinho e ESF Barreiro — funcionam das 7h às 16h.

Os procedimentos de enfermagem realizados nas Unidades ocorrem das 8h às 11h e das 13h às 16h.

 

Na Atenção Básica há atendimento com psicólogos na Rede Municipal desde janeiro de 2015, em todas as Unidades Básicas da Saúde (PAMOs e ESFs), de maneira regionalizada, ou seja, pela referência do seu endereço, sendo obrigatoriamente referenciado pelo médico da rede municipal.

Todos os PAMOs são compostos por três especialidades médicas -Clínica Geral, Ginecologia e Pediatria, com atendimento regionalizado, cumprindo as normativas do Ministério da Saúde.

As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) devem ser compostas por, no mínimo, um médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Podem complementar essa

composição, como parte da equipe multiprofissional, os profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista generalista e auxiliar de cirurgião-dentista.

Nossas equipes seguem o modelo proposto pelo Ministério da Saúde e, em algumas unidades, também contam com a presença do pediatra e do ginecologista.

Na ESF, o médico de família e comunidade (generalista) atende médico especializado nos cuidados da saúde das pessoas de uma família que vivem em determinada comunidade, por toda a vida, de forma contínua e permanente, desde a infância até a velhice — ou seja, atende crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos, realiza visitas domiciliares de pacientes acamados, participa de grupos educativos e reuniões de equipe.

O enfermeiro da ESF atende consultas clínicas para orientação de pacientes hipertensos, diabéticos, realiza coleta de material para exame preventivo, intercala consultas com o médico, em pré-natal e puericultura, realiza visitas domiciliares, faz curativos, passagem de sonda vesical e gástrica, aplica injeções intramusculares e subcutâneas, faz coleta de sangue em domicílio, participa efetivamente de grupos educativos e de reuniões de equipe.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) é constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas do conhecimento que atuam de maneira integrada e apoiam os profissionais das Equipes de Saúde da Família e das Equipes de Atenção Básica para populações específicas.

No nosso município é composto por fisioterapeuta, médico, nutricionista e terapeuta ocupacional, que prestam serviços nos seguintes locais: ESF Água Quente (1 equipe); ESF Chácara Silvestre (2 equipes); ESF Piratininga (2 equipes); ESF Esplanada Santa Terezinha (3 equipes) e ESF São Gonçalo (2 equipes).

 

AGENDAMENTO DE CONSULTAS NA ATENÇÃO BÁSICA

Todas as consultas e os retornos da Atenção Básica (PAMOs e ESFs) são agendados nas próprias Unidades (de referência do endereço do paciente).

 

AGENDAMENTO DE CONSULTAS DE ESPECIALIDADES SOLICITADAS PELA ATENÇÃO BÁSICA

Após a solicitação do especialista pela Atenção Básica, o paciente deverá ir até a recepção da sua Unidade, para agendamento, ou seja, a consulta de especialidade médica é exclusivamente agendada na própria Unidade de Saúde, com a apresentação do cartão SIM (que em breve será substituído pelo cartão Saúde) atualizado e de um documento com foto, preferencialmente a Cédula de Identidade.

Será entregue a ele um comprovante desse agendamento (filipeta).

Depois, o paciente será informado, via telefone, da data e horário da sua consulta na Policlínica.

Caso o médico do PAMO e/ou da ESF faça a solicitação de exames como endoscopia digestiva alta (EDA), eletrocardiograma (ECG) e eletroencefalograma (EEG), o agendamento será feito na própria Unidade de Saúde. Posteriormente, o paciente será informado pela Central de Agendamento (via telefone) da data, horário e local do

exame, e receberá orientação sobre preparação pessoal para esses exames, caso necessário.

Observação: o agendamento de consultas e exames só poderá ser feito no seu PAMO e/ou ESF, ou seja, no de referência do seu endereço.

 

EXAMES LABORATORIAIS NA ATENÇÃO BÁSICA

A partir do dia 10 de março de 2015 foram disponibilizados três endereços de coletas laboratoriais regionalizados:

 

Laboratório Central

Endereço: Rua Portugal, 285 – Jardim das Nações

Atenderá pacientes dos postos abaixo relacionados:

– Baronesa

– Belém

– Bonfim

– Cidade Jardim

– Chácaras Reunidas

– Independência

– Novo Horizonte

– Quiririm

– Santa Fé

– Pinheirinho

– Vila Velha

– Registro

 

Laboratório Três Marias

Endereço: Av. Rodolfo Moreira de Almeida Júnior, 1.067 – Jardim Sandra Maria

Atenderá pacientes dos postos abaixo relacionados:

– Ana Rosa

– Bosque da Saúde

– Imaculada

– Paduan

– Santo Antônio

– São João

– São Pedro

– Vila São Carlos

– Vila São José

– Três Marias

 

Laboratório Mourisco

Endereço: Rua Francisco Escobar, 271 – Santo Antônio

Atenderá pacientes dos postos abaixo relacionados:

– Aeroporto

– Estiva

– Iapi

– Jardim Resende

– Mourisco

– Planalto

– Santa Isabel

– Vila Marli

– São Geraldo

– Jaraguá

– Gurilândia

As unidades ESF (Água Quente, Barreiro, Chácara Silvestre,

Esplanada Santa Terezinha, Marlene Miranda, Monjolinho, Paiol,Piratininga, Santa  Tereza e São Gonçalo) atenderão pacientes com agendamento de todos os PAMOs e ESF.

 

EXAMES DE IMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA

 

Unidade do Centro de Diagnósticos – SPX

Endereço: Rua Portugal, 222, Jardim das Nações

Horário: de segunda a sexta-feira 6h às 18h30 e aos sábados das 7h às 17h

 

Os exames de imagem como raios X (radiografias) e mamografia são agendados na Unidade do Centro de Diagnósticos – SPX. Os resultados serão entregues nos PAMOs e nas ESFs de origem.

Os pacientes provenientes da Policlínica poderão retirar os resultados também no local de realização do exame (SPX, Pronto Atendimento da Gurilândia e UPA – Cecap).

Obs.: A ultrassonografia é agendada na Unidade Básica, que avisará a data do exame a ser feito na SPX, e o resultado será entregue ao paciente logo após a realização do exame.

 

ULTRASSONOGRAFIA (USG) OBSTÉTRICA

Será agendado na Unidade Básica (PAMO/ESF) de referência do endereço do paciente e realizado na Policlínica. O paciente receberá informação, via telefone, sobre a data, horário do exame e orientação sobre o preparo pessoal necessário.

 

MEDICAMENTOS NA ATENÇÃO BÁSICA

São entregues em todas as Unidades de Saúde (PAMOs e ESFs) de referência do seu endereço, com exceção dos medicamentos de controle especial e receituário B (azul) que são entregues no Cemume (Rua Silva Jardim, 211 – Centro).

IMPORTANTE: Em caso de dúvidas sobre marcação de consultas e exames você deverá procurar a recepção ou a equipe de enfermagem da sua Unidade logo após a consulta médica.

Pular para o conteúdo