OUVIDORIA DA SAÚDE

A Ouvidoria da Saúde possibilita o atendimento às necessidades da municipalidade de acordo com a Gestão Estratégica e Participativa do SUS, atuando na melhoria da qualidade dos serviços e colaborando com o processo de humanização e atenção ao munícipe.

A Ouvidoria opera no acolhimento e tratamento da demanda, a fim de garantir retorno ao usuário/SUS, viabilizando assim um canal de comunicação e controle social para a população em relação à Rede SUS. A Ouvidoria tem o papel de colaborar nos processos de gestão e planejamento em saúde, interligando o munícipe com as Unidades de Saúde.

Sua missão é dialogar com a população e promover um canal de articulação entre o gestor e o controle social, promovendo assim a melhoria da qualidade dos serviços.

 

Objetivos da Ouvidoria:

– ampliar a participação do cidadão, garantindo escuta, análise e retorno;

– criar canal direto de comunicação na observância do sigilo;

– possibilitar a avaliação contínua da qualidade dos serviços SUS;

– produzir relatórios gerenciais para subsidiar decisões e controle social.

O perfil do ouvidor exige ética, sigilo, imparcialidade, confiabilidade, autonomia, transparência e poder de decisão.

 

O compromisso do ouvidor

Posteriormente à análise, a demanda deve ser encaminhada ao Serviço/Unidade de referência, conforme categorizado. As demandas de denúncia, reclamação e solicitação devem receber acompanhamento, cabendo à Ouvidoria avaliar respostas e dar suporte, quando identificada a necessidade, até a conclusão da tramitação da demanda. Os casos em que a Ouvidoria identificar como insatisfatórios a resposta e o acompanhamento da demanda pelo Serviço/Unidade deverão ser encaminhados para ciência e avaliação do Gestor. Também caberá à Ouvidoria o acompanhamento das demandas sem resposta.

Fluxo de atendimento: acolhimento, reclamações, solicitações, denúncia, informações, sugestões, orientações e elogios.

O munícipe faz seu pedido. É feito um preenchimento da solicitação/ reclamação pela Ouvidoria, e enviado à unidade responsável, com um prazo de até 5 dias úteis para resposta — o retorno previsto, ao reclamante, é de até 30 dias úteis.

 

Atendimentos: presenciais/telefone/e-mail

Endereço: Avenida John Fitzgerald Kennedy, 488 – Jardim das

Nações Telefones: 3632-2040/3632-2244

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

e-mail: ouvidoria.saude@taubate.sp.gov.br

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