DIVISÃO DE SAÚDE BUCAL

Endereço do PSO: Av. Inglaterra, s/nº. – Chácara Pastorelli (próximo à Av. do Povo e da Câmara Municipal)

Telefone: (12) 3625-5056

 

Saúde Bucal na Atenção Básica e no Pronto-Socorro Odontológico (PSO)

A Divisão de Saúde Bucal da Prefeitura Municipal é composta por cirurgiões-dentistas clínicos gerais em todas as Unidades Básicas de Saúde, com exceção do PAMO Vila Iapi.

Na zona urbana, nos PAMOs Independência, Mourisco, Parque Aeroporto e Três Marias I, há atendimento das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 20h30. Nos outros PAMOs, o atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30.

Na zona rural, conforme a quantidade e a necessidade da população da região residente próxima ao PAMO ou ESF, há sempre dentista atendendo no mínimo um dia por semana, das 7h às 16h.

Em 14 escolas municipais há atendimento no local, para ensinar aos alunos medidas preventivas em saúde bucal e para realizar tratamentos dentários.

Quatro Unidades Móveis prestam atendimento itinerante em escolas, creches, programas de esporte e juventude, entre outros locais. Há atendimento odontológico aos pacientes acamados na própria residência, realizado por cirurgião-dentista especialista vinculado ao Programa do Qualist.

Em todos os locais acima mencionados são realizados procedimentos curativos (restauração dental, raspagem de tártaro, extração de dentes, procedimentos urgentes para controle ou cura da dor dental) e preventivos (palestras educativas, aplicação tópica de fl úor, controle de placa bacteriana, escovação supervisionada, bochecho fluoretado e orientações individuais ou em grupo sobre prevenção na saúde bucal, tendo por objetivo reduzir o índice CPOD (dentes cariados, perdidos e obturados) do município. Há também atendimento emergencial em pronto atendimento próprio nos dias úteis, das 8h às 21h, denominado Pronto-Socorro Odontológico (PSO), com três cirurgiões-dentistas por período e plantão noturno, das 21h às 8h, com um cirurgião-dentista plantonista presencial, no Pronto-Socorro Municipal, e também nos fins de semana e feriados, dia e noite. Nesses dois locais de Pronto Atendimento há entrega de medicação oral necessária, mediante apresentação da receita prescrita pelo cirurgião-dentista.

 

Saúde Bucal no Centro de Especialidades Odontológicas, Casa da Mãe Taubateana, Cemte e Apae

O Pronto Atendimento e a Clínica de Especialidades Odontológicas tornaram-se, em 2007, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), passando a fazer parte do Programa Brasil Sorridente, ampliando o atendimento em especialidades odontológicas e implantando também o Laboratório Regional de Próteses Dentárias (LRPD), onde são confeccionados aparelhos ortodônticos e próteses dentárias.

Junto ao CEO, em outubro de 2014, foi inaugurado o recém-construído Centro de Prótese Dentária, com dois consultórios odontológicos, onde são atendidos pacientes com necessidades de próteses dentárias removíveis.

 

No CEO é feito atendimento nas seguintes áreas de especialidades:

– odontopediatria (casos difíceis de crianças que não aceitaram tratamento nos PAMOs)

– periodontia (problemas graves na gengiva e amolecimento dos dentes)

– endodontia (canal)

– diagnóstico bucal (feridas e lesões na boca)

– ortodontia preventiva (aparelhos móveis para crianças até 12 anos)

– prótese dentária removível (prótese removível sem metal e dentadura)

– dentística (cáries e fraturas dos dentes da frente que não precisem de pivô)

– cirurgia bucomaxilofacial (cirurgias na boca, retirada de dentes do siso)

– pacientes com necessidades especiais. Para esses pacientes, dispõe-se de atendimento sob anestesia geral, quando necessário, em parceria com o Hospital Universitário.

 

Os cirurgiões-dentistas especialistas trabalham no CEO de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. As auxiliares de saúde bucal – ASBs – revezam-se nos três períodos, para trabalhar com os dentistas ou em funções estratégicas relacionadas ao pleno funcionamento do CEO.

Faz-se também atendimento especializado à gestante de risco e ao filho que precise de cuidados específicos, devido à gravidade do caso, na Casa da Mãe Taubateana, com dois cirurgiões-dentistas, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30. Também são atendidos pacientes com necessidades especiais no Cemte e na Apae, no mesmo horário, durante a semana.

 

Fluxo de atendimento

Todo munícipe de Taubaté que necessitar de tratamento odontológico público, por meio da Prefeitura Municipal de Taubaté, deverá procurar um PAMO ou ESF.

Ao chegar à Unidade Básica, o munícipe deve solicitar na recepção a marcação para a consulta odontológica (após apresentação do cartão SIM/Saúde), que será realizada conforme a disponibilidade da agenda do cirurgião-dentista. Caso a agenda esteja muito cheia, a recepcionista fará o acolhimento, anotando o nome e telefone do munícipe numa lista de controle e, assim que a vaga for disponibilizada, ele será avisado.

Para que todos tenham acesso ao tratamento odontológico, um familiar será tratado por vez, e aquele que faltar duas vezes nas consultas agendadas, sem justifi cativa, perderá sua vaga, que passará para o próximo da família. Quem perde a vaga, se quiser, poderá ser inserido novamente na lista de controle para agendamento, devendo aguardar pelo contato da sua Unidade.

Nos PAMOs e ESFs os problemas bucais básicos serão resolvidos. Caso seja necessário algum exame dental radiográfico ou tratamento com um cirurgião-dentista especialista, devido à gravidade do caso, o dentista da Unidade Básica fará um encaminhamento de referência para que o paciente marque uma consulta no CEO.

Se faltar duas vezes, deverá refazer o processo acima descrito. Quando o tratamento no CEO terminar, o dentista especialista dará um novo encaminhamento (contrarreferência), e o paciente será devolvido, para controle, ao seu dentista da Unidade Básica.

 

IMPORTANTE: no CEO não se marca consulta para canal, prótese, aparelho ou cirurgia do siso sem o encaminhamento do dentista do PAMO.

 

Descrição dos Programas e Ações Estratégicas de Atenção Básica e Atenção à saúde da criança.

 

PAMOs e ESFs: fazem atendimento odontológico curativo e preventivo.

 

Escolas e creches: são realizadas atividades educativas e ações preventivas e curativas em Saúde Bucal, em 14 consultórios fixos:

 

– EMEF Diácono José Ângelo Victal (Escola Santa Luzia)

– EMEF Doutor Quirino

– EMEF Prof. Luiz Augusto da Silva

– EMEFM Prof. José Ezequiel de Souza (Municipal)

– EMIEF Monsenhor Evaristo C. César

– EMIEF Padre Silvino Kunz (Escola do Areão)

– EMIEF Profa. Anita Ribas de Andrade

– EMIEF Prof. Dr. João Bernardo Ortiz Monteiro (Escola da Esplanada II)

– EMIEF Prof. Emilio Simonetti (Escola do Bosque da Saúde)

– EMIEF Prof. Vereador Mário M. dos Santos (Escola da Gurilândia)

– Escola Estadual Cesídio Ambrogi

– Escola Lar Irmã Amália Escola

– Lar Santa Verônica

Unidades móveis: os locais são dinâmicos e mudam conforme a necessidade, e a população é comunicada previamente sobre o horário do atendimento que será prestado. CEO: atendimento com especialista em odontopediatra e ortodontia preventiva.

 

Casa da Mãe Taubateana: atendimento odontológico às crianças (até dois anos) nascidas de gestações de risco.

 

Atenção à saúde do adolescente

PAMOs e ESFs: fazem atendimento odontológico curativo e preventivo.

Escolas: são realizadas atividades educativas e ações preventivas e curativas em saúde bucal (14 consultórios fixos e 4 unidades móveis).

 

Atenção à saúde da mulher

Casa da Mãe Taubateana: atendimento odontológico às gestantes de risco e a todas as gestantes, nos ESFs.

 

Atenção à saúde do idoso

IPMT: atendimento e tratamento odontológico aos aposentados da Prefeitura Municipal. Campanha anual de prevenção de câncer bucal aos idosos: realizada juntamente com a campanha de vacinação da gripe do idoso.

Qualist: atendimento aos pacientes acamados em domicílio.

Atenção à saúde da pessoa portadora de necessidades especiais

Apae: atendimento odontológico aos alunos.

HU: tratamento odontológico em centro cirúrgico, sob anestesia geral. Cemte: atendimento odontológico aos alunos.

CEO: atendimento especializado aos pacientes com necessidades especiais.

 

Atenção à saúde do trabalhador

CEO: atendimento odontológico ambulatorial aos funcionários da Prefeitura.

 

Atenção à saúde da população prisional e populações atendidas em situação de internação provisória com atenção socioeducativa

PSO: atendimento de urgência odontológica que não for resolvida pelo dentista da Fundação Casa.

CEO: exames radiográficos periapicais de diagnóstico.

Controle das doenças sexualmente transmissíveis DST/Aids/ hepatites virais

CEO: atendimento odontológico básico e especializado de todos os pacientes encaminhados pelo Ambulatório de Infectologia.

Pular para o conteúdo