AMBULATÓRIO MUNICIPAL DE INFECTOLOGIA (AMI)

É o serviço de referência para o atendimento de HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), hanseníase, tuberculose e hepatites virais.

Os serviços ambulatoriais em HIV/Aids são serviços de saúde que realizam ações de assistência, prevenção e tratamento para pacientes vivendo e convivendo com HIV/Aids. O objetivo é prestar um atendimento integral e de qualidade aos usuários, por meio de uma equipe de profi ssionais de saúde composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistente social, educadores, entre outros.

Algumas de suas atividades principais são:

– atendimento médico e de enfermagem

– orientação e apoio psicológico

-atendimentos em infectologia, ginecologia, pediatria e odontologia

– controle e distribuição de antirretrovirais

– orientações farmacêuticas- realização de exames de monitoramento

– distribuição de insumos de prevenção (preservativos masculinos/ femininos e gel lubrificante)

– atividades educativas para adesão ao tratamento, para prevenção e controle de DST/Aids

Programas municipais

– Programa DST/Aids

– Fluxo Hepatite B

– Fluxo Hepatite C

– Hanseníase

– Tuberculose

– Acidente Biológico

– Profilaxia Pós-exposição Sexual

– Prevenção das doenças transmissíveis (DST/Aids, hepatites B e C e sífilis)

CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO (CTA)

Desde 2011, o CTA realiza ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Todos os novos — para HIV, sífilis e hepatites B e C — são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por ela controlados.

O atendimento é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o novo a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde, que o orientará quanto ao resultado final do exame. Quando os resultados são positivos, os CTAs são responsáveis pelo encaminhamento das pessoas para tratamento nesse serviço de referência. Ao procurar um CTA, o usuário tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento, uma ação de prevenção com o objetivo de lhe oferecer apoio emocional, esclarecer suas dúvidas e informá-lo sobre DST e HIV/Aids, principalmente, ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as melhores maneiras de que dispõe para se prevenir.

Além do aconselhamento, outras ações de prevenção são realizadas pelos CTAs, dentro da unidade de saúde (ações intramuros) e fora dela (ações extramuros). Também são disponibilizados insumos de prevenção, como preservativos masculinos e femininos para a população em geral, gel lubrificante para profissionais do sexo e para homens que fazem sexo com homens.

Atividades educativas e preventivas elaboradas no Plano de Ações e Metas:

– Campanha de Carnaval

– Campanha do Dia Internacional da Mulher

– Campanha da Tuberculose e Hanseníase, em parceria com a Vigilância Epidemiológica Municipal

– Campanha do Dia dos Namorados

– Campanha de Hepatites Virais

– Campanha do Dia do Homem

– Campanha da Sífilis

– Campanha Fique Sabendo

– participação em Sipats nas diversas indústrias/empresas do município

– atividades de prevenção em conjunto com CAPS, Cras, Fundação Casa, Senai, grupo da Terceira Idade (Projeto Conviver), Unitau, entre outros

– treinamento de prevenção em DST/Aids, hepatites virais, hanseníase, tuberculose, com a rede atendimento e outras equipes

– participação em congressos, conforme previsto no Plano de Ações e Metas

– realização de grupo de adesão para pacientes vivendo e convivendo com HIV/Aids nesse serviço de referência.

Atividades educativas e preventivas elaboradas no Plano de Ações e Metas:

– Campanha de Carnaval

– Campanha do Dia Internacional da Mulher

– Campanha do Dia dos Namorados

– Campanha de Hepatites Virais

– Campanha do Dia do Homem

– Campanha da Sífilis

– Campanha Fique Sabendo

– participação em Sipats nas diversas indústrias/empresas do município

– participação em congressos, conforme previsto no Plano de Ações e Metas

– realização de grupo de adesão para pacientes vivendo e convivendo com HIV/Aids Medicamentos do Programa Municipal de DST/Aids, hepatites virais, tuberculose, hanseníase, infecções oportunistas para pacientes atendidos no Programa Municipal de DST/Aids, e medicamentos para pacientes atendidos pela saúde mental.

Endereço: Rua Vicente Costa Braga, s/n – Centro

Horário de Atendimento: das 7h às 19h