TAUBATEANO CRIS CURSINO CELEBRA TEMPORADA DE CONQUISTAS NA BOCHA PARALÍMPICA

Image

O paratleta Cris Cursino, 49 anos, do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, encerrou a temporada 2022 de competições na Bocha Paralímpica com muitos motivos para comemorar.

Em seu segundo ano competindo regularmente na modalidade, ele conquistou a 2ª colocação no Campeonato Paulista da Divisão de Acesso, competindo na classe BC3.

Além da boa participação no estadual da modalidade, pela primeira vez Cris competiu na seletiva para o Campeonato Brasileiro. Tais feitos, já o colocam como principal nome da Bocha Paralímpica do Programa Esporte Para Todos e mostram que há espaço para uma evolução dele e da modalidade na cidade de Taubaté.

Cris ficou tetraplégico aos 20 anos, após sofrer um acidente em que lesionou a coluna ao mergulhar em um porto de areia desativado. Passou por um longo período de reabilitação e há 8 anos o esporte paralímpico entrou em sua vida. Dentro do Programa Esporte Para Todos, praticou e competiu no Paratletismo e na Natação antes de se dedicar à Bocha.

A Bocha Paralímpica é uma das modalidades que melhor acolhem atletas com tetraplegia ou limitações mais severas. Cris comenta que foi muito incentivado a entrar para essa modalidade pelo professor Nelson Dahdal, técnico do Programa Esporte Para Todos.

Os paratletas da classe BC3 na Bocha contam com a ajuda de uma calha para realizar as jogadas. E para manusear a calha, existe a figura do auxiliar, que tem de estar em perfeita sintonia com o atleta. No caso de Cris, sua auxiliar é a esposa Cláudia.

Sobre o Programa Esporte Para Todos

O Programa Esporte Para Todos é o projeto que congrega toda a prática esportiva destinada à pessoas com deficiência em Taubaté. O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes Lazer e Qualidade de Vida, sendo hoje uma das equipes com melhor estrutura em todo o Brasil. As modalidades que fazem parte do Esporte Para Todos são: Atletismo, Natação, Halterofilismo, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Ciclismo e Badminton.