TAUBATÉ SOBE 7 POSIÇÕES NO RANKING DE CIDADES EMPREENDEDORAS

Boa notícia: Taubaté subiu 7 posições no Índice de Cidades Empreendedoras, ranking das cidades brasileiras que apresentam melhores condições para o empreendedorismo.

A cidade aparece em 70º lugar no relatório do ICE de 2023, frente à 77ª posição alcançada em 2022. O ranking é liderado pela cidade de São Paulo e analisa indicadores econômicos das 101 cidades mais populosas do país. O relatório foi produzido pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública), ligada ao Ministério da Fazenda, e divulgado na última segunda-feira (27.03).

O ICE tem como base sete indicadores: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso a Capital, inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora.

Taubaté mais se destacou em dois indicadores: Mercado e Capital Humano. A cidade subiu 37 posições no ranking do ICE no quesito Mercado, alcançando a 16ª posição no relatório 2023. No item Capital Humano, a cidade subiu 12 posições, aparecendo em 27º lugar. Nos dois itens, Taubaté é a cidade melhor posicionada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

A Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Taubaté têm priorizado a geração, manutenção de vagas e o incentivo ao empreendedorismo. O secretário da pasta, Alexandre Ferri, destaca que os números expressivos apresentados neste ranking são os reflexos do trabalho da gestão. “As ações foram apoiadas e planejadas pelo governo do prefeito José Saud, em conjunto com as demais secretarias, que contribuíram para o crescimento do mercado. Taubaté é um município que investe em capital humano, com diversas escolas técnicas e universidades que formam profissionais qualificados. A Prefeitura têm investido bastante nesse segmento, com cursos profissionalizantes gratuitos nas escolas do trabalho, oferta de bolsas de estudo e parcerias com outras instituições públicas e privadas, focadas na formação de mão de obra qualificada”, disse o secretário.

A Prefeitura de Taubaté está comprometida em gerar novas vagas de emprego e segue trabalhando arduamente com os serviços do Balcão de Empregos, PAT, Sala do Empreendedor, Banco do Povo e Hub de Inovação Tecnológica.

Taubaté foi destaque na geração de emprego, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego), a cidade registrou saldo positivo por 10 meses consecutivos, de fevereiro à novembro de 2022. Em todo o ano, a cidade registrou 38.683 vagas.

Relatório

O relatório do ICE é feito a partir de diversos indicadores, como PIB (Produto Interno Bruto) de cada município, IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), alíquota de ICMS, tempo de registro de uma empresa, entre outros.

No item Mercado, em que Taubaté mais de destacou, são medidos indicadores de desenvolvimento econômico e clientes potenciais, levando em conta IDH, PIB (crescimento do PIB PIB/per capita); número de empresas exportadoras; contas públicas e equilíbrio entre grandes/médias e médias/pequenas empresas.

No item Capital Humano, outro avanço da cidade, os indicadores são acesso e qualidade da mão de obra básica e da mão de obra qualificada. São analisadas notas do Ideb e Enem; matrículas no ensino médio, técnico e profissionalizante; proporção de alunos com pelo menos ensino superior completo; proporção de alunos concluindo em cursos de alta qualidade; além do custo médio do salário dos dirigentes de empresas.

Produzido pela Enap, o relatório ÍCE tem apoio da Endevour, rede formada por empreendedoras à frente das empresas que mais crescem no Brasil e no mundo. A edição 2023 é a sexta feita pela Enap.