TAUBATÉ OFERTA TRATAMENTO A QUEM DESEJA ABANDONAR O VÍCIO EM CIGARRO

TAUBATÉ OFERTA TRATAMENTO A QUEM DESEJA ABANDONAR O VÍCIO EM CIGARRO

Image

Em Taubaté o atendimento a fumantes que desejam voluntariamente parar de fumar acontece no CAPS AD III 24 horas. Para realizar o tratamento é necessário apresentar os documentos pessoais e passar por triagem, na unidade.

O tratamento tem duração de um ano e o paciente é acompanhado em grupo terapêutico e apoio medicamentoso, visto que a pessoa passa por consulta com clínico geral. A triagem acontece todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Segundo a coordenação do Caps AD III, 70% das pessoas que iniciam o tratamento no primeiro mês já conseguem parar de fumar e podem participar de um outro grupo para a manutenção da abstinência.

Atualmente mais de 40 pessoas frequentam grupo para abandonarem o vício em cigarro. Em 2022 eram 139 pessoas e 113 no ano anterior.

Todos os anos, no dia 31 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e seus parceiros celebram o Dia Mundial Sem Tabaco, em favor da saúde, destacando os riscos associados com o tabagismo e defendendo políticas efetivas para reduzir o consumo de tabaco.

A epidemia de tabaco é principal causa de morte, doença e empobrecimento, considerada uma das maiores ameaças à saúde pública que o mundo já enfrentou, sendo responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes são resultados do uso direto do tabaco, enquanto mais de 1,2 milhão de mortes são de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

O Caps AD III fica à Rua 4 de Março, 477 no Centro de Taubaté.



Pular para o conteúdo