TAUBATÉ INAUGURA PRIMEIRO PRÉDIO PÚBLICO COM ENERGIA FOTOVOLTAICA

O Núcleo Ambiental tem como objetivo educar sobre a conservação do meio ambiente por meio de um circuito ecológico, aberto para visitação de escolas municipais

Nesta segunda-feira, 5, a Prefeitura de Taubaté realizou a inauguração do Núcleo Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal.

Primeiro prédio da Prefeitura a possuir sistema de energia solar fotovoltaica, o Núcleo Ambiental está situado no Parque Natural Municipal Vale do Itaim, que é uma Unidade de Conservação da Natureza.

Dentre os objetivos de criação do Núcleo, destaca-se a promoção de educação e conscientização ambiental, bem como recreação e turismo ecológico.

A ideia é fomentar a educação ambiental por intermédio da realização de um circuito ecológico, contemplando passeio na trilha da floresta, visando a sensibilização de crianças e jovens estudantes da educação básica do município quanto à importância da conservação do meio ambiente, considerando a Educação Ambiental como instrumento de transformação e uma prioridade entre as ações rumo ao desenvolvimento sustentável.

Há uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal preparada para receber as unidades escolares do sistema municipal de ensino, mediante agendamento.

ESTRUTURA

Sua construção conta com itens de sustentabilidade e apresenta eficiência energética, contando com iluminação natural e ventilação cruzada, lâmpadas de LED, além de ser o primeiro prédio público da Prefeitura que possui um sistema de energia solar fotovoltaica. O espaço também conta com sistema de captação de águas pluviais para irrigação de horta.

Além das estruturas administrativas, visando a prática de educação ambiental, no local foram implantados meliponários de abelhas nativas sem ferrão, minhocário, leiras de compostagem e horto de plantas medicinais.