SEXTA TEM TRIAGEM AUDITIVA NA CRECHE DO BAIRRO CHÁCARAS REUNIDAS

SEXTA TEM TRIAGEM AUDITIVA NA CRECHE DO BAIRRO CHÁCARAS REUNIDAS

Image

O Programa Saúde na Escola (PSE) realiza nesta sexta-feira (2) triagem auditiva em crianças matriculadas na EMEI Sebastião Salgado Leite, no bairro Chácaras Reunidas Brasil.

O trabalho tem a finalidade de detectar precocemente possíveis comprometimentos auditivos em crianças com idade pré-escolar e escolar através da Triagem Auditiva Escolar (TAE). A detecção precoce da perda auditiva auxilia na prevenção de dificuldades de fala e aprendizagem, que interferem na qualidade de vida das crianças.

As crianças atendidas têm 5 anos e, nesta idade, ela estão em transição para o processo de alfabetização já que, ingressarão no Ensino Fundamental no próximo ano. É importante garantir que a criança escute bem para que o desenvolvimento da linguagem e da alfabetização aconteçam de forma plena e efetiva.

Com o objetivo de detectar precocemente alterações auditivas, a Secretaria de Saúde realiza as avaliações no ambiente escolar e se necessário encaminha as crianças para exames auditivos mais completos. De março até o momento, 4 unidades escolares já foram atendidas e quase 100 crianças foram avaliadas e mais de 60 encaminhadas a atendimento especializado.

Assim, os alunos que apresentarem qualquer alteração no comportamento auditivo ou problemas relacionados à comunicação como trocas na fala, gagueira e distúrbio de aprendizagem são encaminhadas ao CEDIC (Centro de Distúrbios da Comunicação) para triagem fonoaudiológica e realização de exames auditivos com prévia consulta com otorrionolaringologista.



Pular para o conteúdo