SEMOB REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE REESTRUTURAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO NESTA QUINTA

A Secretaria de Mobilidade Urbana promoverá nesta quinta-feira (16) às 9 h uma audiência pública na Câmara Municipal para apresentação do estudo para reestruturação do sistema de transporte público municipal.

O atual contrato de concessão do serviço de transporte público municipal se encerra em junho de 2024 e a Prefeitura de Taubaté foi contemplada pelo CAF, por cooperação técnica não onerosa, para a elaboração do estudo de reestruturação do sistema, seja para prorrogação da atual concessão ou para uma nova licitação.

O estudo está sendo elaborado por uma empresa de consultoria contratada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Nesta audiência serão apresentadas as propostas da nova linha/rede, redimensionada após a elaboração do diagnóstico operacional e econômico financeiro do atual sistema, que contou também com pesquisas de embarque e desembarque e de avaliação dos usuários e não usuários sobre o serviço prestado, conforme já apresentado na Câmara Municipal na primeira audiência realizada em junho de 2022.

As soluções propostas buscam dar ampla cobertura e disponibilidade de serviço de transporte público coletivo, com equidade no acesso; estabelecer padrões de qualidade de serviço e confiabilidade e os respectivos mecanismos de controle, além de garantir a sustentabilidade econômica do sistema de transporte público, visando garantir a continuidade do serviço, a modicidade tarifária e a universalidade de acesso.

Os estudos visam apresentar uma proposta de reestruturação do transporte coletivo municipal baseado em um diagnóstico da situação atual e na avaliação de medidas que permitam melhorias gerais para a qualidade e sustentabilidade do serviço ofertado, além de promover maior atração de viagens do modo coletivo.

O conjunto de propostas deverá permitir que o Município oriente as suas ações de gestão quanto à incorporação das proposições no escopo do atual contrato de concessão ou na realização de um novo processo de concessão, o que também será objeto de estudos do Plano de Transporte Público Coletivo para Taubaté.

Os documentos referentes ao estudo estão disponíveis na área da Secretaria de Mobilidade Urbana, na aba “Documentos – Estudo de Transporte Público” ou através do link a seguir: https://taubate.sp.gov.br/novo/documentos-estudo-de-transporte-publico/.