SEMOB APOIA CAMPANHA DA CCR RIOSP PARA PEDESTRES E CICLISTAS

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) apoiará nesta quarta-feira (8) as campanhas “Travessia Segura” e “Cantinho do Desabafo”, realizadas pela CCR RioSP e Instituto CCR, em parceria com o projeto Help, próximo ao km 108 da Via Dutra.

As atividades estão previstas para acontecer das 15h às 18h e serão direcionadas, principalmente, para pedestres e ciclistas que utilizam a passarela do km 108. O evento contará ainda com ações voltadas ao Dia Internacional da Mulher.

As ações fazem parte do calendário de campanhas de segurança que a concessionária desenvolve na rodovia, mensalmente, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e prefeituras.

Cantinho do desabafo

No “Cantinho do desabafo”, os pedestres receberão orientações com foco na saúde mental e emocional. No local, o projeto Help montará uma estrutura projetada para atuar em prol da saúde mental. Com o apoio de voluntários do projeto serão distribuídas cartinhas com mensagens positivas e de acolhimentos aos pedestres.

O projeto Help é uma das ações que compõem o Programa Caminhos para a Saúde do Instituto CCR, responsável pela gestão de investimento social do Grupo CCR.

Travessia segura

A campanha ‘Travessia Segura’ tem como objetivo orientar pedestres e ciclistas sobre a importância do uso correto da passarela como a maneira mais segura de atravessar a rodovia, reduzindo o risco de acidentes e mortes por atropelamento.

Durante a atividade, os participantes receberão um folheto com orientações sobre a importância de utilizar a passarela. Já os ciclistas ganharão fita refletiva para adesivar a bicicletas.

No local haverá uma equipe de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) da Concessionária que vai aferir a pressão de pedestres e ciclistas.

Dia Internacional das Mulheres

Outra ação será direcionada para as mulheres que passarem pelo local, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. Elas receberão informações que podem auxiliar a identificar, seja em casa ou fora dela, casos de violência contra a mulher, como assédio sexual.

Essa mesma ação acontece no posto fixo do Programa Caminhos para a Saúde que a CCR RioSP mantém no km 82 da pista sentido Rio de Janeiro, na Via Dutra, em Roseira. Nesse local, além de buscar informação será afixado um cartaz com orientações e com o número do Disque Denúncia – 180. A ligação é gratuita e confidencial.