SEDINT APRESENTA NÚMEROS DE EMPREGABILIDADE E ABERTURA DE EMPRESAS EM 2022

Image

A Prefeitura Municipal de Taubaté, através da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SEDINT), realizou o levantamento dos números referentes a empregabilidade e abertura de empresas no município no ano de 2022, com referência nos serviços prestados pelo SEDINT, como o Balcão de Empregos, PAT, Sala do Empreendedor, Banco do Povo e Hub de Inovação Tecnológica.

Taubaté foi destaque na geração de emprego, segundo dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), a cidade registrou saldo positivo por 10 meses consecutivos, de fevereiro à novembro de 2022. Em todo o ano, a cidade registrou 38.683 vagas.

O CAGED também apontou que Taubaté é a primeira colocada no Vale do Paraíba entre as cidades que mais contrataram pessoas com deficiência em 2022. Entre os municípios do Estado de São Paulo, Taubaté aparece na quarta posição. A cidade contratou 267 pessoas com deficiência e teve um saldo positivo de 78 admissões.

A Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo têm priorizado a geração, manutenção de vagas e o incentivo ao empreendedorismo. O secretário da pasta, Alexandre Ferri, destaca que os números expressivos apresentados neste balanço são os reflexos do trabalho da gestão, “As ações foram apoiadas e planejadas pelo governo do Prefeito José Saud, em conjunto com as demais secretarias, e com a colaboração essencial dos funcionários, que contribuíram para a cidade alcançar esses números tão importantes e significativos para o desenvolvimento”, explicou o secretário.

Image

O SEDINT também gerencia em parceria com o estado, o “Programa Bolsa Trabalho”, que tem como objetivo de proporcionar qualificação profissional, oportunidade e renda aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social. Atualmente 340 bolsistas prestam serviços em órgãos públicos, com direito a curso de qualificação profissional e bolsa auxílio de R$540,00 durante os meses de duração do Programa.

A Sala do Empreendedor, abriu 2.751 CNPJs para Microempreendedores Individuais e 1.078 CNPJs para Microempresas no município. O serviço tem o objetivo de simplificar e ajudar a reduzir a burocracia da abertura de inscrição municipal e alvará de funcionamento, com abertura do CNPJ e viabilidade para atividade proposta.

O Banco do Povo, parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, também teve papel importante no fomento ao empreendedorismo, oferecendo empréstimos a juros mais baixos que o mercado. Foi realizado o financiamento de R$ 1.015.789,10 para 57 pequenos negócios da cidade.

Image

O Balcão de Empregos também apresentou números expressivos durante o ano, realizando 7.902 atendimentos e intermediando 496 contratações. O Balcão é um serviço municipal de intermediação entre empregadores e trabalhadores desempregados de Taubaté, na captação de vagas de emprego.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Taubaté é um serviço estadual que realiza atendimento do Seguro-Desemprego, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e realiza a intermediação entre empregadores e trabalhadores desempregados captando vagas de trabalho da região. Em 2022, foi registrado 14.299 atendimentos, de 767 vagas de emprego e 1.905 requisições de seguro desemprego.

Image

Através do Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté (HITT), programa que visa contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município e da região, foram criadas 156 novas vagas de emprego, por meio de 37 empreendedores de Startups. Uma das Startups que foi residente no HITT em 2021, hoje atua em 37 cidades, gerando 600 postos de trabalho.

SOBRE OS SERVIÇOS

Os interessados em concorrer as vagas do Balcão de Empregos e PAT Taubaté, devem consultar o site da Prefeitura, que atualiza diariamente as informações através do link: https://taubate.sp.gov.br/novo/empregataubate/.

O balcão aceita o recebimento dos currículos via e-mail: pmt.balcao@gmail.com, já o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), os interessados devem comparecer com o currículo em mãos, no piso superior da rodoviária velha, na Praça Parque Dr. Barbosa de Oliveira, s/n, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A Sala do Empreendedor e o Banco do Povo, estão localizados na Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 229, Centro, e o atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

O Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté (HITT), está localizado dentro do Via Vale Garden Shopping, na Av. Dom Pedro I, 7181, loja 235, Res. Estoril.

Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo
Endereço: