SÉRIE HISTÓRICA APONTA PARA AMPLIAÇÃO DE ATENDIMENTOS COM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

Considerando os 3 últimos anos (2022, 2021 e 2020), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taubaté, constatou a ampliação nos números de atendimentos e melhoria na qualidade dos serviços das unidades de saúde que, passaram a ser geridas por Organizações Sociais.

As Unidades de Urgência e Emergência do município, sendo o Pronto Socorro e as UPAs San Marino, Santa Helena e Cecap  apresentaram, desde a implantação deste modelo de gestão, um aumento significativo nos atendimentos prestados à população bem como a diminuição no tempo de espera por consultas nas unidades, a questão de falta de médicos, implantação de acolhimento humanizado, modernização das instalações, além na redução do tempo de espera por resultados de exames clínicos que, atualmente, são realizados na própria unidade.

De abril a dezembro de 2022, o Pronto Socorro Municipal atendeu uma média de 8.393 pacientes/mês, sendo mais de 100 mil nestes primeiros meses de serviço. Em 2020, a média de atendimentos foi de 5.954/mês, enquanto no ano seguinte, houve uma diminuição para 5.430 atendimentos mensais.

A UPA San Marino, em março do ano passado, realizou durante 2022 quase 140 mil atendimentos, uma média de 11.604 por mês, ampliando uma média de aproximadamente 9 mil atendimentos/mês nos anos anteriores.

Na Unidade de Pronto Atendimento Santa Helena os atendimentos no ano de 2022 chegaram a 122.745, uma média mensal superior aos anos de 2020 e 2021, em que as médias não alcançavam 7 mil atendimentos mensais.

No bairro do Cecap, a UPA realizou 88.865 atendimentos. Foram 31.694 a mais que em 2020 e 25.475 a mais que no ano de 2021.