PREFEITURA REALIZA OFICINA DE HORTA E CULTIVO NO CRAS SABARÁ

A Prefeitura de Taubaté realizou nesta quarta-feira (15) a oficina de Hortas e Cultivo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sabará.

Desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social por meio de uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (SEMABEA), a ação tem como objetivo fortalecer vínculos comunitários e a autonomia das famílias do território de abrangência do equipamento, por meio da organização e do cultivo de Hortas no espaço do CRAS.

A oficina, que será realizada quinzenalmente, é destinada aos moradores da região do Sabará, prioritariamente aos beneficiários de programas sociais.

Durante os encontros são apresentadas as possibilidades de organização coletiva, produção e disseminação de conhecimento específico sobre hortas e cultivo. A manutenção e os cuidados com a horta serão permanentes com a colaboração de voluntários.

Entre as contribuições para o desenvolvimento integral dos participantes, é possível destacar benefícios para a saúde e bem-estar geral, devido ao contato com a natureza; educação ambiental; aprendizado para o cultivo dos próprios alimentos produzidos sem agrotóxicos; segurança alimentar da comunidade; entre outros.