PREFEITURA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE FUTURO DAS CICLOVIAS

Image

As secretarias de Mobilidade Urbana, Planejamento e Obras participaram nesta quinta-feira (25) de uma audiência pública na Câmara Municipal sobre o futuro das ciclovias em Taubaté.

Na audiência, a Secretaria de Mobilidade Urbana apresentou o Plano Cicloviário de Taubaté, instituído através da lei nº 5.668 de 2021 que criou o Plano de Mobilidade Municipal e do decreto nº 15.412 de 2021 que regulamentou seu plano de ação.

A lei apresentada definiu, entre outras diretrizes, para a priorização dos meios de transporte não motorizados, a ampliação da infraestrutura cicloviária, a garantia das condições de segurança junto às transposições de rodovias e ferrovias, a readequação da infraestrutura existente e a realização de ações para incentivar o uso da bicicleta.

No ano passado cerca de 10 km de ciclofaixas foram implantadas e a administração municipal segue em busca de recursos para prosseguir e acelerar as ampliações.

No final do ano passado, a Secretaria de Mobilidade se cadastrou no programa Bloomberg para Infraestrutura Cicloviária (BICI), que disponibiliza recursos para investimentos em projetos e novas infraestruturas.

A infraestrutura cicloviária começou a ser implantada em Taubaté no ano de 2014. Uma pesquisa de mobilidade realizada em 2019 apontou que 10% dos deslocamentos do município são realizados por bicicletas e que aproximadamente 25 mil viagens sejam realizadas diariamente com esse meio de transporte.

Plano Cicloviário

O Plano Cicloviário indica a implantação de cerca de 90 km de ciclofaixas e assim dobrar a malha cicloviária da cidade de forma gradativa, de acordo com a disponibilidade orçamentária, o que representa investimentos de aproximadamente R$ 9 milhões.

Além da ampliação da malha existe, há a previsão da instalação de infraestrutura e de equipamentos de apoio, como a instalação de paraciclos e bicicletários que serão incluídos nos investimentos da concessão da exploração de publicidade em mobiliário urbano que será licitada.

O Plano foi consolidado em função da infraestrutura existente e do planejamento da sua ampliação. Para consultá-lo é necessário acessar o link  na Secretaria de Mobilidade Urbana, no site da Prefeitura.