PREFEITURA DIVULGA NOVAS DATAS DO SERVIÇO DE CASTRA MÓVEL

Image

A Prefeitura Municipal de Taubaté através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, divulga as novas datas do serviço de “Castra móvel” na cidade. O veículo está circulando pelos bairros de Taubaté realizando mutirões de castração de cães e gatos gratuitamente.

Nesta nova etapa, o serviço irá contemplar os bairros entorno do Marlene Miranda, São Gonçalo, Parque Aeroporto e Santa Tereza, contabilizando mais de 100 bairros.

Nos dias 13, 14 e 15 de janeiro os atendimentos serão realizados na Creche Eunice Aparecida Paolicci, localizada na Rua 10, 5, Marlene Miranda. Nos dias 20, 21 e 22 na EMEF Prof. Lafayette Rodrigues Pereira, localizada na Rua Andre Cursino dos Santos, 651, São Gonçalo, e nos dias 27, 28 e 29 na EMIEF Prof. Ernesto de Oliveira Filho, localizada na Rua Luiz Otávio, 227, Parque Aeroporto.

Já em fevereiro, nos dias 11 e 12 os atendimentos serão realizados na Escola Docelina Silva de Campos, localizada na Rua Prof. Odila de Almeida Carvalho, 920, Santa Tereza.

Para realizar a castração de gatos e cachorros, os tutores interessados devem entrar em contato com o CCZ de Taubaté (Centro de Controle de Zoonoses) pelo Whatsapp: (12) 99711-8747.

O CCZ irá informar a data, local, horário do procedimento e as recomendações do pré-operatório. No dia da castração o tutor deve apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e carteira de vacinação do pet (se tiver).

Os procedimentos são realizados por ordem de chegada e todos os pets antes de serem castrados, passam por uma avaliação do veterinário que diz se o mesmo está ou não apto para o procedimento. Os cães e gatos devem estar em jejum de 6 horas de água e comida.

Cães braquicefálicos (Lhasa Apso, Bulldog Francês, Pug, Shih Tzu, entre outros) não participam desta ação do castra móvel, mas os tutores interessados podem agendar a castração no CCZ através do Whatsapp: (12) 99711-8747.

SOBRE O CASTRA MÓVEL

A Prefeitura Municipal de Taubaté, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, iniciou no dia 14 de dezembro de 2022, o serviço de “Castra móvel” na cidade.

O veículo promove a castração gratuita de cães e gatos domésticos de tutores com maior vulnerabilidade socioeconômica, que não podem arcar com a castração dos animais.

Além de cuidar da saúde dos pets, a iniciativa contribuí para a conscientização dos moradores sobre a guarda responsável e o bem-estar animal.

Em dezembro e início de janeiro o serviço atendeu os bairros entorno do Parque Três Marias, Centro e Água Quente. Foram contratadas 2.000 castrações e o objetivo é contemplar todas as regiões da cidade.