PREFEITURA DE TAUBATÉ OFERECE AULAS GRATUITAS DE NADO ARTÍSTICO INCLUSIVO NA  APARTE (ASSOCIAÇÃO DOS PARAPLÉGICOS DE TAUBATÉ)

A Prefeitura de Taubaté, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida oferece aulas gratuitas de nado Artístico Inclusivo. A novidade é parte do Projeto Água em Movimento, do Programa Comum-Unidade em Ação. As aulas acontecem no polo Aparte (Associação dos Paraplégicos de Taubaté). As informações sobre dias, horários e vagas estão disponíveis para consulta presencialmente no local das aulas e no link https://taubate.sp.gov.br/novo/comum-unidadeemacao/.

Os professores participaram do “Curso de Iniciação em Nado Artístico Inclusivo” oferecido pelo Inspara (Instituto Inspiração Paradesportiva), onde aprenderam sobre a história, regras e elementos básicos da modalidade e agora estão aptos a conduzirem as turmas de iniciação. O instituto mantém a capacitação pelo projeto Experiência Inspara, que conta com patrocínio da Bayer Brasil por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

O Inspara é a primeira organização civil que incentiva e promove a participação de pessoas com deficiência no nado artístico. O objetivo é promover autoestima, pertencimento e saúde para pessoas com deficiência, a fim de ampliar a diversidade em nossa sociedade.

O Comum-unidade em Ação é um programa social que visa a promoção de atividades físicas e esportivas. É pautado em valores éticos e morais como a empatia e o respeito, oportuniza a melhora da qualidade de vida e o pertencimento social. Todos os professores, envolvidos no programa, são profissionais formados na área e com eles, atende-se desde crianças até idosos em diferentes locais (centros poliesportivos, associações de bairro, centros comunitários, espaços públicos, etc) e, também, em diferentes regiões do município.