PREFEITURA DE TAUBATÉ INICIA RESTAURO DA VILLA SANTO ALEIXO EM ABRIL

O restauro da Villa Santo Aleixo, um dos principais imóveis tombados do centro de Taubaté, está previsto para começar no dia 3 de abril, com um investimento de R$ 2,9 milhões. A iniciativa do restauro é da Prefeitura de Taubaté, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Após o restauro, a Villa Santa Aleixo vai abrigar um centro de convivência e cultura para idosos, que representa uma população de cerca de 50 mil pessoas na cidade.

O trabalho vai ser executado pela empresa Biapo LTDA, especializada em obras de restauro, contratada no último dia 17 de março, conforme publicação no “Diário Oficial do Município”.

O processo de recuperação do casarão será acompanhado pela equipe da Secretaria de Cultura, respeitando o memorial descritivo exposto no edital, tendo como prioridade a manutenção das características do local. Os serviços de restauro propostos para a Villa Santo Aleixo visam a conservação de elementos preservados e a restauração de elementos danificados.

SANTO ALEIXO

A Villa Santo Aleixo foi tombada pelo município em março de 1985, por meio do decreto nº 5240. Em 2011, o Condephaat (Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado) autorizou a abertura do processo de tombamento, efetivado em 2017, pela resolução SC-70 de 19/12/2017.

Não é possível precisar a data de construção da Villa Santo Aleixo. Relatos citam a construção no ano de 1897. O casarão fica na rua Doutor Emílio Winther, no centro de Taubaté, próximo à praça Santa Terezinha. A Santo Aleixo é uma construção em alvenaria estrutural de tijolos de barro cozido e coberta por telhas de barro do tipo francesa, condizente com as técnicas de construção do final do século 19, início do século 20.

A Santo Aleixo está localizada em uma área de 2.372 m², com 349 m² de área construída, contando ainda com um anexo de serviços de 63 m². O casarão foi erguido em pavimento único, com piso elevado sobre um porão não-habitável, ventilado por pequenas janelas com grades, chamadas de “gateiras”. O edifício tem um ampla área de jardim e pomar, em seu entorno.

CONSERVAÇÃO

A edificação foi propriedade da Mitra Diocesana e serviu também como residência familia, até ser adquirida pela Unitau (Universidade de Taubaté) em 1996. O imóvel passou ao município em 2009. A falta de manutenção ao longo do tempo, aliada a fortes mudanças no entorno (como construções laterais, asfaltamento e tráfego de veículos), provocou alteração no perfil de solo, o que afetou a fundação do espaço. O estado de conservação da Villa Santa Aleixo é preocupante.