PREFEITURA DE TAUBATÉ INAUGURA PROJETO COZINHALIMENTO NO MUNICÍPIO

PREFEITURA DE TAUBATÉ INAUGURA PROJETO COZINHALIMENTO NO MUNICÍPIO

O espaço vai oferecer cursos e palestras gratuitos à população; a primeira turma inicia as aulas dia 5 de julho.

A Prefeitura de Taubaté inaugura na terça-feira, 27, o projeto Cozinhalimento, por meio de convênio com o Governo do Estado. O evento será às 11h15, na Cozinha Experimental e contará com a presença de autoridades locais e estaduais.

Em Taubaté, a implantação do Cozinhamento começou em agosto de 2022. Em parceria com a Secretaria de Planejamento, foi criado um projeto para adaptar um espaço já construído na Cozinha Experimental para receber a nova cozinha.

Com os recursos do convênio (R$ 60.910,02), foram comprados materiais para equipar a cozinha: geladeira, fogão, armários, fornos, liquidificador, multiprocessador, micro-ondas, batedeira, fritadeira, freezer, armário de crescimento de pão, coifa, bancadas e utensílios em geral. Além disso, o espaço da sala de aula também foi montado com TV e novas carteiras escolares.

A Cozinha Experimental de Taubaté fica na rua Pasqua Scalzoto Pastorelli, 70, Chácara Pastorelli.

CURSO INAUGURAL

O Cozinhalimento começa suas atividades no dia 5 de julho com o curso de Técnicas Básicas de Cozinha – Especial de Inverno, preparado pela área de Cozinha Experimental.

As aulas serão ministradas pela cozinheira Simone, que já atua na unidade, é formada em gastronomia e foi a responsável pela preparação das aulas e apostilas.

As inscrições começam no dia 27, no evento de inauguração. Nos demais dias, as matrículas acontecem na unidade do Centro da Escola do Trabalho.

As aulas serão divididas em duas turmas (manhã e tarde), com 12 vagas para cada período. Os interessados precisam apresentar no ato da matrícula os seguintes documentos (originais e cópias): RG, CPF, comprovante de endereço e título de eleitor, ambos de Taubaté. O preenchimento das vagas é por ordem de chegada.

Não será permitido realizar matrícula para terceiros. Em caso de impossibilidade, outra pessoa poderá fazer desde que esteja com procuração registrada em Cartório.

A Escola do Trabalho do Centro fica na avenida Armando Salles de Oliveira, 284, Centro. O horário de funcionamento é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. O telefone para contato é o 3625-5060.

SOBRE O COZINHALIMENTO

O Projeto Estadual Cozinhalimento, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo promove a instalação de cozinhas-piloto experimentais nos municípios paulistas, com o objetivo de incrementar a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricionais sustentáveis nas áreas de atendimento.

Além disso, a Cozinhalimento promove a educação e conscientização de práticas alimentares saudáveis e equilibradas, por meio de cursos, palestras, treinamentos e eventos educativos visando o combate ao desperdício, à manipulação adequada e à utilização das partes não convencionais dos alimentos. O projeto também vai promover o desenvolvimento local, com cursos e palestras que oferecem conteúdo de capacitação e de geração de renda.



Pular para o conteúdo